11 de jan. de 2014

Livros: O PODER DAS IMAGENS

Capa do livro "O poder das imagens" de Wagner Pinheiro Pereira (Blog da Alameda)Em O PODER DAS IMAGENS - Cinema e Política nos governos de Adolf Hitler e de Franklin D. Roosevelt (1933-1945) (Alameda, 700 p.), o historiador Wagner Pinheiro Pereira analisa, de forma comparada, a utilização do cinema como instrumento de propaganda política e de controle da opinião pública na Alemanha e nos Estados Unidos da América. 

Mapeando aspectos comuns, diferenciais e específicos das imagens e mensagens políticas veiculadas permite a compreensão da natureza dos respectivos governos e das mudanças políticas e culturais que eles introduziram nos dois países, bem como a ideologia que transmitiam nas produções cinematográficas.

O livro é dividido em 04 partes: I - Fábrica de Entretenimento e máquina de propaganda: a dupla face do cinema nos tempos de Hitler e Roosevelt; II - Configuração da identidade nacional coletiva: imagens do lider, do "homem novo" e da nação; III - Destilando o veneno da intolerância: construção das imagens dos inimigos; e IV - Guerra das Imagens: O cinema e as imagens da guerra. 

Leia matéria sobre a obra publicada pela FAPESP. Visite também o site do autor.


(fonte: Revista História Viva, no. 116)
Imagem: www.epocthimes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário