9 de mai. de 2018

Livros: RAÍZES DO CONSERVADORISMO BRASILEIRO

Em RAÍZES DO CONSERVADORISMO BRASILEIRO: A abolição na imprensa e no imaginário social (Civilização Brasileira, 2017, 448 p.), o historiador Jurandir Machado da Silva utiliza de discursos políticos e jornalísticos para identificar fundamentos conservadores que formavam o contexto da assinatura da Lei Áurea e da proclamação da República.

Partindo de questões sobre como a abolição foi vista pelos jornais, o autor resgata não só o discurso da imprensa, mas de políticos, empresários e jornalistas, antes e depois da lei. Também traz luz ao papel da imprensa independente e também ao papel dos próprios escravos.

A obra auxilia a repensar o momento atual, com a onda conservadora que paira sobre o mundo, a partir de um momento histórico de grande importância. Questões como a abolição da escravatura, o conservadorismo, a luta pela busca de igualdade social, a sustentação das relações de dominação são discutidas pelo autor.


Dica: Rafael Alexsander de Andrade

6 de mai. de 2018

CONHEÇA O CANAL DO ACERVOS DE HISTÓRIA

O canal do ACERVOS DE HISTÓRIA começa hoje no youtube. Vamos divulgar vídeos produzidos pelo administrador do blog ou outros vídeos interessantes que encontrarmos sobre o assunto.

Começamos com quatro vídeos produzidos por mim durante o meu curso de História - Memória e Imagem. 

Acompanhem.


Marcelo Costa
Criador e administrador do blog

O ACERVO DE HISTÓRIAS AGORA TEM UM GOOGLE DRIVE!!!

A partir de hoje, o Acervos de História tem um Google Drive aberto no qual vamos publicar alguns trabalhos que fiz quando estava na faculdade, textos e outros materiais interessantes que formos encontrando.

Acesse e conheça. O primeiro é sobre as comemorações do 13 de maio de 1888 em jornais.

Espero que aproveitem.


Marcelo Costa
Criador e administrador do Acervos de História