26 de out. de 2012

Filmes: A MARCA DA MALDADE

A Marca da Maldade Poster
Em 1958, após quase 20 anos de seu icônico Cidadão Kane, Orson Welles dirige outra obra espetacular A marca da Maldade (Touch of evil, 1968). E além de dirigir, Orson Wells também atua e cria um dos personagens mais asquerosos do cinema. O filme se passa na fronteira entre México-Estados Unidos e acompanha a investigação de um atentado a bomba.

Somente pelo plano-sequencia que inicia o filme a obra já merecia uma análise pormenorizada. Mas não é somente cinematograficamente e imageticamente que a obra se destaca. A questão da visão do outro (no caso do mexicano) é muito interessante e instigante. O filme sofreu diversas modificações e Welle não queria seu nome nos créditos, mas uma versão lançada em DVD tentou, com base em documentos do próprio Welles, aproximar a obra do que o cineasta desejava.

Imperdível. Leia este artigo que utiliza o filme para análise da questão da violência e neste uma análise da obra.

Filmes: MEU PASSADO ME CONDENA

Meu Passado me Condena PosterPara aqueles que desejam estudar a questão da sexualidade no cinema, este filme é indispensável. Meu passado me condena (Victim, 1961) é a primeira grande produção a tratar de forma aberta a questão da homossexualidade. O filme se passa na Inglaterra e discute a questão de vítimas de chantagem por causa de sua orientação sexua, quando a homossexualidade era considerada crime.

O filme teve um papel importante nas discussões quanto à descriminalização do homossexualismo na Inglaterra (veja artigo do Estadão sobre o assunto). Assim este filme está aqui não como "a história nos filmes", mas sim como "um filme na história."

Este pode ser um tema interessante para pesquisas acadêmicas. Veja este texto, em inglês, que analisa o filme e o contexto de sua produção.


25 de out. de 2012

Núcleos de pesquisa: NUPEHC - NÚCLEO DE PESQUISA EM HISTÓRIA CULTURAL

Criado em 1992, o NUPEHC, núcleo vinculado ao departamento de História da UFF - Universidade Federal Fluminense, é um laboratório de discussão e de promoção de pesquisas para uma reflexão partilhada no âmbito da História Cultural. Os três principais eixos temáticos constituintes do Núcleo Cultura e Poder, Cultura e Gênero e Cultura e Identidades - possibilitam o desenvolvimento de linhas de pesquisa variadas.

O site traz, além da apresentação de cada um dos eixos temáticos, os componentes do grupo,  um bibliografia sobre o assunto e diversos artigos e obras coletivas. As publicações podem ser um auxílio interessantes para outros pesquisadores. 

Núcleos de pesquisa: LTMS-LABORATÓRIOS DE PESQUISA TRABALHO E MOVIMENTOS SOCIAIS

Constituído em junho de 2006, o Laboratório de Pesquisa "Trabalho e Movimentos Sociais" (LTMS), órgão ligado ao Colegiado do Curso de Mestrado em História da Unioeste, campus Marechal Cândido Rondon (PR), tem como foco de atuação as dinâmicas vividas pelos trabalhadores e as formas constituídas por eles de organização, vistos a partir de processos históricos que se referem às diversas práticas dos e entre os sujeitos coletivos e individuais, em suas diversas articulações com o social, na produção e transformação das relações de trabalho e das instituições.

O site traz material produzido pelos membros do grupo (guia Produções) e também link para revistas que abordam a temática (guia Revistas), além da relação dos pesquisadores que compõem o grupo.

24 de out. de 2012

Livros: APOLOGIA DA HISTORIA OU O OFÍCIO DO HISTORIADOR


O historiador Marc Bloch marcou a historiografia do século XX ao criar, juntamente com Lucien Febvre, a Revista Annales d'histoire économique et sociale, em 1929. Além de suas obras marcantes como Os reis taumaturgos e A sociedade feudal, Marc Bloch escreveu durante sua prisão pelo regime nazista esta obra, Apologia da História ou O ofício do historiador, a qual ficou inacabada em virtude de sua morte prematura e violenta, fuzilado em 16 de junho de 1944.

O livro é uma obra obrigatória para aqueles que querem entender qual o significado da história como ciência histórica, suas práticas, seus métodos. A frase inicial do livro já nos dá o tom da obra: "Papai, então me explica para que serve a história." Além da obra em si, o livro traz um prefácio primoroso de Jacques Le Goff e apresentação à edição brasileira de Lilia Moritz Schwarcz.  

Leia aqui uma resenha da obra.

Livros: A ESCOLA DOS ANALLES (1929-1989): A REVOLUÇÃO FRANCESA DA HISTORIOGRAFIA


Em 1929, uma "revolução" ocorre na historiografia  com a fundação, por Marc Bloch e Lucien Febvre, da Revista Annales d'histoire économique et sociale. E é sobre esta mudança no modo de fazer história que Peter Burke escreve em A Escola dos Annales 1929-1989: A Revolução Francesa da historiografia

O livro descreve, analisa e avalia a obra da escola dos Annales. Os seus 5 capítulos estudam desde os antecedentes da escola, seus fundadores, as mudanças ocorridas no direcionamento da escola e seu impacto global.


Leia aqui uma resenha da obra.

23 de out. de 2012

Publicações: HISTÓRIA EM REVISTA

A revista História em Revista é uma publicação do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel, que teve seu primeiro número publicado em 1994. 

O projeto é voltada para a discussão de temas históricos, tanto de história contemporânea, como de outras periodizações, assim como de temas relacionados com o cotidiano, movimentos sociais, imigração e gênero. A partir do 4, de 1998, os artigos estão disponíveis online.

Publicações: REVISTA HISTÓRIA – UNISINOS

A revista História Unisinos é uma publicação quadrimestral da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Busca a divulgação de produção historiográfica e de áreas afins. A publicação foi iniciada em 2000.

Os números são compostos de dossiês, artigos avulsos, entrevistas e resenhas. Por exemplo, o v. 16, no. 1, de 2012 traz o seguinte dossiê: O Chile de Allende e Pinochet: memória e historiografiaPara visualizar os números anteriores ao 15, clique aqui.