A Revista Visualidades, publicação semestral do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás, tem como objetivo a publicação de trabalhos originais e inéditos – em português, espanhol, inglês e francês – dedicados à exploração das manifestações de sentido que articulem cultura e visualidades. Conheça o conselho editorial.
O site Virtual Games Museum foi criado em 1993, pela Universidade de Waterloo, em Ontário,
Canadá, para divulgação de vídeos, fotografias, diagramas, gráficos e outras informações textuais sobre os jogos. Este material pertencia a um museu criado pela Universidade em 1971 e fechado em 2009, dedicado à investigação e recolhimento, preservação e exposição de jogos e objetos relacionados
com jogos do mundo todo. Foram coletado mais 5000 objetos. O museu foi
fechado em 2009 e seu acervo transferido para o Museu Canadense da
Civilização.
O site disponibiliza Coleção Virtual que leva você a uma lista de jogos, em suas diversas modalidades (tabuleiro, cartas, eletrônicos, etc.). As páginas são organizadas como exposições, sendo que uma imagem pode levá-lo para outra página como por exemplo Ancient and Historic Games e o jogo egípcio Senet. A página específica do jogo traz imagens e informações sobre ele.
O site disponibiliza também artigos publicados por etnólogos e historiadores do jogo, sendo que alguns incluem fotografias e diagramas explicativos.
Aproveite e bom jogo...
O projeto europeu European Film Gateway disponibiliza gratuitamente na internet, centenas de milhares de documentos históricos de filmes preservados em arquivos e cinematecas europeias de cinema: fotos, cartazes, programas, revistas, documentos censura, característica rara e documentários, noticiários e outros materiais.
O EGF é destinado a pesquisadores científicos e a todos os interessados, possibilitando conhecer os bastidores do cinema na Europa desde os primeiros dias até hoje. Veja as coleções disponíveis.
Um dos principais projetos é EGF1914 criado para marcar o centenário do início da Primeira Guerra Mundial, contando com a cooperação de 26 parceiros de 15 países, digitalizou quase 1.500 cinejornais, documentários, animações e filmes de longa-metragem, além de 5.600 documentos relacionados a produções cinematográficas sobre a Primeira Guerra.
Dica: Blog Café História