5 de dez. de 2014

Publicações: RECÔNCAVO - REVISTA DE HISTÓRIA DA UNIABEU

A Recôncavo: Revista de História da UNIABEU, instituição de ensino localizada na Baixada Fluminense, é um periódico eletrônico semestral que visa à publicação de artigos inéditos sobre sobre as diversas matrizes historiográficas, tais como História Social, Cultural, Política, Demográfica, Econômica e Regional, com um amplo diálogo com o ensino de História e com as demais Ciências Humanas. Conheça a equipe editorial.

A publicação foi lançada em 2011 e você pode consultar todos os números já publicados, com dossiês sobre Igreja e Sociedade, Sociedade e Cultura, além de diversos artigos sobre a História da Educação na Baixada Fluminense.

Acesse, conheça e divulgue.

Fonte: http://www.facebook.com/ANPUH?hc_location=stream   


3 de dez. de 2014

Arquivos digitais: SERVICE HISTORIQUE DE LA DEFÉNSE

O site do SERVICE HISTORIQUE DE LA DEFÉNSE fornece muitos materiais interessantes sobre a história da França e do mundo como um todo. Você pode obter informações sobre as diversas coleções do arquivo.

Você também pode ver imagens digitalizadas de tesouros do acervo, separado por fases da História da França, dentre eles uma correspondência de Napoleão ou o dossiê de Mata Hari.

O site disponibiliza também consulta a documentos digitalizados que podem ser consultados de várias formas, como por exemplo por assunto. Um exemplo são os jornais das trincheiras.

Visite e explore.

(fonte: RHBN, no. 92, MAIO/2013)

2 de dez. de 2014

Filmes: GANDHI

Um dos grandes vencedores de Oscar, o filme GANDHI (1982), uma produção britânica e indiana, é biopic que acompanha o lider indiano Mohandas Gandhi desde sua chegada na África do Sul, como jovem advogado, até sua morte. Veja o trailer.

O filme discute questões como imperialismo, lutas sociais, assimilação, nacionalismo, ideias religiosas e revolucionárias e muito mais. É um filme recheado de situações que podem gerar interessantes discussões.

Interessante para reflexão: repare que o governo imperialista inglês, nos momentos mais tensos, aparece representado por seus funcionários. A aparição do rei ou do primeiro-ministro ocorre em momentos de menor tensão ou de resolução de problemas.

imagem: cinemavisioni.ilblogger.it