20 de dez. de 2013

Núcleos de pesquisa: LABORATÓRIO DE IMAGEM, HISTÓRIA E MEMÓRIA – LABIHM

O Laboratório de Imagem, História e Memória – LABIHM da Universidade Regional do Cariri - URCA tem como linhas de atuação os processos de espacialização do presente, as formas de sensibilização temporal sob os quais os indivíduos significam o tempo e a dimensão política, compreendida como lugar de atuação dos sujeitos sociais em suas inúmeras atitudes de intervenção no cotidiano.

Além de informações sobre os membros do grupo, o site apresenta as linhas de pesquisa em que o grupo atua: mídia, história e tempo presente; história da saúde e da doença; história oral, memória e tradição e interfaces entre história e literatura. Você pode também conhecer as publicações do grupo.

Visite, conheça e divulgue. Aumente sua rede!

(fonte: INFORME ANPUH, 34)



19 de dez. de 2013

Livros: A ECONOMIA ANTIGA

A Economia AntigaO historiador norte-americano Moses Finley, em A ECONOMIA ANTIGA (Ed. Afrontamento, 1986), propôs um novo paradigma quando da sua publicação nos anos 1970 para a compreensão do mundo antigo. Um estudo provocador, no qual o autor buscava mostrar que a economia antiga não existia, que ela não possuía uma lógica interna e que tentar explicá-la seria uma tentativa vã. O conteúdo do livro desmente a expectativa criada pelo título e consegue negar a própria existência do objeto enunciado.


Para entender o que está sendo posto leia esta breve sinopse do autor: "É paradoxal que tenha escrito um livro intitulado "a economia antiga" ao mesmo tempo que afirmo que os próprios gregos e romanos não possuíam qualquer conceito de economia. Explico porquê no primeiro capítulo, onde também justifico esta tentativa de analisar um objeto que não era reconhecido como tal, na época, pelos próprios participantes... se o leitor não se deixar convencer de que economia e econômico são, no seu sentido corrente, termos e conceitos modernos, produtos do capitalismo moderno que não podem ser aplicados de maneira automática a outras formações sociais, (...) então o resto do livro não terá ponto de partida nem coerência interna."

Leia artigo que analisa o diálogo de Finley com a Antropologia e a Sociologia na escrita sobre a economia antiga.

(fonte: Livro Grécia e Roma, de Pedro Paulo Funari e Os Historiadores, de Veronique Sales)



18 de dez. de 2013

Museus: MUNAO - MUSEO NACIONAL DE ARTE - MÉXICO

Museo Nacional de Arte, INBA | Museu.MS 
O MUNAL - Museo Nacional de Arte do México abriu suas portas ao público em 1982 como forma de congregar num mesmo recinto uma ampla seleção de arte mexicana quer permitisse aos visitantes uma visão geral do processo artístico nacional. Ele está localizado no prédio da antiga Secretária de Comunicações e Obras Públicos, que foi finalizado em 1911.

É possível consultar as principais obras e também os artistas com obras na coleção. Além disso, é possível ver informações sobre as exposições (passadas, presentes e futuras).

É possível, também, fazer um passeio virtual pelo museu.

Aproveite e viaje pelo México.



Publicações: REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA CANÇÃO – RBEC

Publicada semestralmente, online, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, a REBC - Revista Brasileira de Estudos da Canção é destinada a publicação de estudos na área de música popular, qualquer que seja a sua origem ou época: blues, samba, soul, bolero, jazz, hip-hop, chanson, pop, reggae, choro, rock. Os estudos acolhidos pela revista versam sobre diversos vieses de análise, sejam eles musicológicos, sociológicos, antropológicos, literários, filosóficos etc.

Até o momento foram publicadas quatro edições. A visualização é possível para o número atual ou para todos os números

A revista também está no facebook.





  

17 de dez. de 2013

Arquivos digitais: ROYAL LIBRARY OF BELGIUM

A ROYAL LIBRARY OF BELGIUM tem suas origens no século XV, mas foi no século XVI que o rei da Espanha Felipe II deu o título de Real Biblioteca. Em 1839 foi aberta ao público e é uma das instituições culturais mais importantes da Bélgica. 

A BELGICA é a biblioteca digital da Biblioteca Real da Bélgica, oferecendo acesso livre a recursos eletrônicos da KBR assim como a documentos digitalizados de outras instituições. A Bélgica dá acesso a suas diversas coleções de documentos históricos, como manuscritos, gravuras, mapas, partituras, gravações de som, coleções de moeda, medalhas, desenhos e gravuras.

A pesquisa avançada permite escolha do período, da coleção, do autor e palavra-chave. Você pode também pesquisar nos catálogos da KBR.

Visite e explore mais este acervo.

(fonte: Revista História Viva – Grandes temas, no. 41)


16 de dez. de 2013

Filmes: HABEMUS PAPAM

Este não é um filme sobre um fato histórico passado, mas um filme que prenuncia um fato histórico futuro. Habemus papam (2011) trata de um cardeal, escolhido papa, que tem um crise de pânico e se questiona se teria condições para exercer a função de guia da Igreja Católica Apostólica Romana. Veja o trailer.

Com a renúncia do papa Bento XVI em 2012, o filme se tornou comentado como tendo prenunciado um fato que não acontecia na igreja há séculos. O filme trata da questão das dúvidas que cercam todo ser humano sobre suas qualidades e condições para exercer algo. Mas neste caso, a escolha seria divina.

Veja esta crítica do filme

Filme interessantíssimo e com uma interpretação primorosa de Michel Piccoli. Após a renúncia do papa Bento XVI o filme fica ainda mais interessante.