18 de abr. de 2013

Núcleos de pesquisa: MESTRADO EM HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)

O site do Mestrado em História da UFCG traz informações muito interessantes que podem auxiliar outros pesquisadores. Você pode conhecer os grupos de pesquisa, as linhas de pesquisa, o corpo docente e sua produção.

O site disponibiliza as dissertações defendidas, as publicações dos eventos realizados e a revista Mnemosine, tudo isso permitindo maior divulgação do trabalho do grupo e disseminação das pesquisas realizadas.

Visite e conheça o material.  


Com este post estamos iniciando a divulgação no marcador Núcleos de Pesquisa de sites de programas de mestrado ou de historiadores que tenham por finalidade divulgação de material de pesquisa. Uma forma de levar mais informações a vocês. 

17 de abr. de 2013

Livros: D. PEDRO II: SER OU NÃO SER

O imperador do Brasil D. Pedro II é uma das figuras mais estudadas nos últimos anos e diversas biografias foram lançadas sobre este personagem emblemático. O historiador José Murilo de Carvalho publicou em 2007, pela coleção Perfis Brasileiro, D. PEDRO II: SER OU NÃO SER (Companhia das Letras, 296 p.), obra que nos leva a conhecer melhor essa figura contraditória, ao mesmo tempo majestática e rebelde, uma biografia que vai muito além do retrato convencional do imperador imponente, com suas longas barbas brancas e seus penetrantes olhos azuis.


Leia aqui resenha da obra

 (fonte: RHBN, Ano 8, no. 86)

Museus: GALLERIA NAZIONALE D’ARTE ANTICA

GALLERIA NAZIONALE D'ARTE ANTICA está dividida em duas sedes em Roma: o Palazzo Barberini e o Pallazo Corsini. Cada um destes tem seu site próprio. 

Palazzo Barberini foi construído entre 1625 e 1633 e história do museu remonta a 1893. No site da GALLERIA BARBERINI você pode fazer um reconhecimento das salas, conhecendo a distribuição das obras em cada plano e sala. É como se você estivesse visitando o museu virtualmente, sala a sala. A coleção do museu está disponível para visualização e exploração on line. Você pode pesquisar no catálogo ou ir olhando as diversas obras.

A construção do Palazzo Corsini remonta a 1511 e a história do museu se inicia em 1883. Você pode visitar as salas do museu ou fazer um tour virtual, basta escolher.

Visite e aproveite as maravilhosas imagens disponibilizadas pela Galleria.

(fonte: Revista História Viva, Grandes Temas no. 40)


16 de abr. de 2013

Filmes: A RAINHA MARGOT

As disputas de poder, os casamentos diplomáticos, as guerras religiosas, a corte francesa, a Noite de São Bartolomeu: tudo isso representado no filme A Rainha Margot (La reine Margot, 1994), inspirado na obra de Alexandre Dumas, que tem como personagem central Margherite de Valois, filha de Henrique II e Catarina de Médicis, futura rainha da França e esposa de Henrique IV. 

Excelente e refinada produção, lança um olhar crítico sobre os meandros do poder real. Uma obra que pode ser utilizada em aulas sobre intolerância religiosa e o início da Idade Moderna.

Veja resenha e trailer do filme.

Veja artigo que analisa comparativamente as duas versões: o livro e o filme.

(fonte: RHBN, no. 87, DEZEMBRO/2012)

15 de abr. de 2013

Arquivos digitais: ACERVO MALBA TAHAN

Talvez muitos (como eu) não saibam que o autor do clássico O homem que calculava, Malba Tahan, seja o professor de matemática brasileiro Julio Cezar de Mello e Souza.

O site do ACERVO MALBA TAHAN permite que conheçamos melhor este importante educador brasileiro: são artigos, teses, reportagens, fotos e diversos documentos.   

Você também pode ouvir a entrevista concedida pelo autor, em 1973, ao MIS - Museu da Imagem e do Som.

Visite e valorize este importante educador brasileiro.

(fonte: RHBN, no. 84, setembro/2012)