12 de jul. de 2013

Núcleos de pesquisa: LABTEO - LABORATÓRIO DE TEORIA DA HISTÓRIA E HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA

O LABTEO - Laboratório de Teoria da História e História da Historiografia, da USP, promover, desenvolver e divulgar a produção de conhecia nestas áreas da História.

O LABTEO congrega quatro núcleos de pesquisa: Núcleo de Estudos Africanos: cultura e historiografia; História da Historiografia Brasileira; História das Idéias; História, Memória e Literatura.

O site traz informações sobre a coordenaçãoos participantes e os projetos do Laboratório. Dentre estes destaque para o site divulgando o projeto Memória do Saber, sobre Varnhagen

É uma forma de conhecer outros pesquisadores em sua área. Visite.

11 de jul. de 2013

Publicações: REVISTA EM TEMPO DE HISTÓRIAS

 
A revista Em tempo de histórias é uma iniciativa do programa de pós-graduação em História da UnB, para divulgação de pesquisas na área de História e fomentar o debate sobre questões teórico-metodológicas na área, buscando a multidisciplinaridade com as diversas áreas que promovam diálogo com a História. Conheça a equipe editorial.

São 22 números já publicados. A última revista publicada (no. 21) tem como tema central Ensino de História. Algumas edições trazem um dossiê especial, como tema principal, como por exemplo História e Direitos Humanos (20), História e Linguagens (18).

Veja a revista também nas redes sociais.

(fonte: INFORME ANPUH, 25)

10 de jul. de 2013

Arquivos digitais: BIBLIOTHEQUE MAZARINE

A BIBLIOTEQUE MAZARINE, iniciada em 1643 com a doação da biblioteca pessoal do Cardeal Mazarin, principal ministro de Luis XIV, é a primeira biblioteca pública da França. 

O site fornece acesso para conhecermos as coleções da biblioteca. O melhor do site é o acesso aos manuscritos guardados na biblioteca, com milhares de imagens de iluminuras.

Veja aqui alguns tesouros que a biblioteca possui.

Visite e explore. Uma fonte inesgotável de estudo.

Livros: O CORPO DAS IMAGENS: ENSAIOS SOBRE A CULTURA VISUAL NA IDADE MÉDIA

Em O CORPO DAS IMAGENS: ensaios sobre a cultura visual da Idade Média (Edusc, 382 p.), o autor Jean-Claude Schimitt, trata da cultura visual da Idade Média, abordando o desenvolvimento histórico das concepções da imagem e as práticas rituais e fantasmáticas de que as imagens foram objeto no período. Não só a imagem material, mas também as imagens visionárias e oníricas são objeto da obra.

O livro traz 11 ensaios independentes, mas que se articulam entre si a partir de uma mesma problemática que é a de pensar o lugar das imagens na cultura medieval e o da cultura medieval nas imagens. 

A imagem aqui é tratada como uma das formas de uma sociedade re-presentar o mundo, "isto é, torna-lo presente para pensá-lo e agir sobre ele."

Veja esta resenha publicada na revista da UESB (BA). Esta outra resenha foi publicada na revista Diálogos Mediterrânicos.

(fonte: RHBN, no. 88, janeiro/2013)

9 de jul. de 2013

Filmes: SHAKESPEARE APAIXONADO

Dvd Shakespeare Apaixonado Romeu E Julieta Oscar Orig NovoTendo como pano de fundo a era de ouro elizabetana, Shakespeare Apaixonado (Shakespeare in love, 1998) acompanha um jovem Willian Shakespeare às voltas com a escrita de um de seus maiores clássicos: Romeu e Julieta. 

A questão do teatro "popular" de Shakespeare, o papel social da mulher, as proibições e as permissões, a mitologia em torno do autor, questões de intertextualidade. Estas são questões que podem ser exploradas e analisadas a partir da obra.


8 de jul. de 2013

Museus: MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO

O Museu de Arte Sacra de São Paulo, localizado no Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz, foi inaugurado em 1970, fruto de um convênio entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo. 

O acervo do museu, que infelizmente ainda não está disponível para visualização na internet, começou a ser formado em 1907, quando a arquidiocese de São Paulo começou a recolher imagens sacras de igrejas e pequenas capelas de fazendas que sistematicamente eram demolidas após a proclamação da República.

Além da sua ação voltada para o recolhimento, classificação, catalogação e exposição de arte sacra, o Museu promove pesquisas e treinamentos para capacitação profissional de pessoas que queiram ampliar seus conhecimentos na área. O museu possui, ainda, uma biblioteca com mais de 4.500 obras.

No site você pode, também, acompanhar as exposições que estão acontecendo no museu. O museu iniciou a divulgação de suas exposições temporárias na forma de exposições virtuais, com "Uma assinatura na Arte Anônima: dito Pituba", sobre o santeiro Benedito Amaro de Oliveira, o Pituba.

Visite, explore, divulgue. Conheça a página do museu no facebook.

(fonte: Revista História Viva, no. 110)