11 de jul. de 2014

Museus: MUSEU NACIONAL DA DINAMARCA

O MUSEU NACIONAL DA DINAMARCA é o maior museu de história cultural da Dinamarca, no qual se pode conhecer a história dos dinamarqueses até os dias atuais. Nele é possível conhecer os rituais, a religião, a organização política e social e as conquistas territoriais dos vikings.
O acervo percorre a história da Dinamarca desde a pré-história até os anos 1950, passando por vários períodos da vida deste país. Outra forma de conhecer o acervo é por temas.

Visite e explore este museu.

(fonte: Revista História Viva, no. 118)
imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/National_Museum_of_Denmark 

   

9 de jul. de 2014

Filmes: A PAPISA JOANA

O filme A PAPISA JOANA (Die Päpstin, 2009) relata, em forma de flashback, um acontecimento do século IX, no qual uma mulher nascida na Alemanha, se disfarça de homem e se torna papa. Veja o trailer.

O filme revive uma lenda (ou não) que circulou e circula sobre a existência da única mulher que chegou a chefiar a Igreja Católica. Mas o mais interessante no filme (e atenção para o final) é a discussão sobre o local das mulheres na história, sobre o acesso delas à educação, sobre a necessidade de se disfarçarem para poder buscar seu lugar em um mundo dominado pelos homens.

Veja este artigo que apresenta tradução dos 3 primeiros documentos que citam a papisa.


fonte: Revista História Viva, no. 120

7 de jul. de 2014

Núcleos de pesquisa: HISTÓRIA POLÍTICA - CULTURAS POLÍTICAS NA HISTÓRIA

O História Política - Culturas Políticas na História é um grupo de pesquisa do PPG em História da UFMG, com interesse principal na compreensão e explicação da dimensão política da vida social, com ênfase no período contemporâneo brasileiro, mas aberto também para abordagens comparativas envolvendo outros países e regiões.

No site você tem acesso aos pesquisadores, a publicações do grupo, links interessantes, como manter contato com o grupo, acesso a documentos (fontes), divulgação de referências bibliográficas e notícias sobre eventos.

Acesse e compartilhe. Aumente sua rede.