5 de out. de 2012

Núcleos de pesquisa: LABHOI - LABORATÓRIO DE HISTÓRIA ORAL E IMAGEM

O LABHOI - Laboratório de História Oral e Imagem, foi criado em 1982 e está sob coordenação da Universidade Federal Fluminense - UFF, e incentiva pesquisas principalmente relacionadas com a documentação oral e iconográfica. Mantém, também, permanente intercâmbio com instituições nacionais e internacionais ligadas à investigação no campo das fontes orais e visuais.

São três linhas de pesquisa: Memória, África, Escravidão; Memória, Artes, Mídias; Memória, cidades, comunidades. Nestes links, além de conhecer melhor cada linha de pesquisa e seus projetos, você poderá ter acesso a diversas imagens já catalogadas pelo grupo.

O site disponibiliza, ainda, artigos, teses,monografias e dissertações e vídeos para consulta por todos os interessados.  

  

Museus: MUSEU NACIONAL DO RIO DE JANEIRO

O Museu Nacional, ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, reune um enorme acervo científico, sendo a mais antiga instituição científica do Brasil (1818) e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina.

O site permite acesso às exposições das áreas de Zoologia, Arqueologia, Etnologia, Geologia (exposições e acervo), Paleontologia (exposições e acervo) e Antropologia Biológica (exposições e acervo), possibilitando a visualização de imagens das diversas coleções.

A Biblioteca do Museu disponibiliza em meio digital o acervo de obras raras.


(fonte: livro Capítulos de História. de Marcella Lopes Guimarães)

4 de out. de 2012

Livros: SÃO FRANCISCO DE ASSIS

São Francisco de Assis é uma das figuras, para mim, mais extradordinárias que conheço. Num momento em que despreendimento não é uma palavra que reflita a nossa época, é muito importante conhecer um pouco sobre a vida e as discussões a respeito desta figura.

O livro São Francisco de Assis, de Jacques Le Goff, é uma forma muito interessante de adentrarmos o mundo do "poverello". É um conjunto de ensaios no qual o autor, longe de se ater ao caráter apenas biográfico, analisa, também, a construção do imaginário em torno dele.

O livro é uma viagem através da vida de um dos mais impressionantes e justos homens da história medieval. Analisando a geografia, a religião e até mesmo a política da época, Le Goff contextualiza São Francisco de Assis e revela mais da personalidade que revolucionou o clero do século XIII. 

Veja aqui um entrevista do autor quando do lançamento do livro no Brasil. Neste artigo, de Mary del Piore, uma análise sobre a questão do gênero biografia na escrita histórica.

Filmes: FRANCESCO

Francesco PosterEm 1989 a cineasta italiana Liliana Cavani, lança Francesco, uma biopic de São Francisco de Assis, tendo como ator principal um superastro hollywoodiano do momento, Mickey Rourke. O filme, como o próprio nome indica, vai tratar muito do homem, e menos do santo.

Numa elaboração roteirística interessante, para aqueles que estudam representação e questões de memória, o filme é contado a partir de relatos feitos, anos depois da morte do criador da Ordem, por Clara e mais alguns dos seus primeiros companheiros. Em um momento da trama, um dos companheiros, se questiona se determinado fato sobre o homem Francisco deveria ou não ser relatado.

Veja um pequeno trecho do filme. Veja uma entrevista (em italiano) com a diretora.

3 de out. de 2012

Museus: MUSEU DA ARMADA DE PARIS



Situado num marco incomparável da capital francesa: o Hotel dos Inválidos, este museu foi criado em 1905. A superfície do museu é de aproximadamente 800 metros quadrados e nele encontramos cerca de 50000 objetos. 

As coleções permanentes do museu estão repartidas ao longo de um circuito, que segue uma cronologia histórica, desde a antiguidade até o fim da segunda guerra mundial.

As imagens das peças podem ser acessadas no site da agência fotográfica do governo francês, cujo acervo digital já foi divulgado no blog.
 Assista um vídeo com informações do museu. 

Estive neste museu em julho/2011 e asseguro que tanto a disposição das peças como o acervo são extremamente interessantes, além de no mesmo conjunto arquitetônico estar a Dôme, com a tumba de Napoleão.

(fonte: Revista História Viva, Edição especial no. 39)

Núcleos de pesquisa: COMPANHIA DAS ÍNDIAS (UFF)

Companhia das Índias 
O Companhia das Índias - Núcleo de História Ibérica e Colonial na Época Moderna foi criado em 1998 e está voltado para estudos sobre o mundo ibérico e colonial na Época Moderna. De acordo com o Núcleo, "ao definir um corte temporal longo e um recorte geográfico amplo, estimula pesquisas comparativas e, sobretudo, que insiram a problemática colonial no quadro mais amplo de formação do mundo moderno." Conheça mais sobre o Núcleo.

Você pode conhecer a produção dos principais pesquisadores ligados ao núcleo, ter acesso obras e conhecer os eventos que estão sendo promovidos pelo Núcleo.

O núcleo também disponibiliza acesso aos projetos digitais.

Livros: ANO 1000, ANO 2000

O livro Ano 1000, ano 2000: na pista dos nossos medos, do historiador francês Georges Duby (veja dissertação de mestrado que analisa a produção do autor) tem uma estrutura muito interessante, em forma de entrevista, e belas imagens, para tratar de uma questão muito interessante, o medo. Fazendo análises paralelas entre a Idade Média e a nossa contemporaneidade. o autor consegue realizar reflexões e nos fazer compreender um pouco a sociedade feudal, seus valores e atitudes mentais.

Leia crítica escrita por Boris Fausto. Veja uma resenha produzida por mim sobre a obra.

(fonte: indicação em aula da Prof. Marcella Lopes Guimarães)

2 de out. de 2012

Livros: D. W. GRIFFTH - O NASCIMENTO DE UM CINEMA

D W Griffith - O Nascimento de Um CinemaO livro D. W. Griffith - O Nascimento de Um Cinema, do professor Ismail Xavier, é uma excelente forma de se conhecer um pouco sobre este pioneiro do cinema, um dos principais responsáveis pelo estilo que dominou e domina o cinema, principalmente o dos EUA, o cinema narrativo-clássivo.

O livro está dividido nos seguintes capítulos: Plano americano; Campo e contracampo; Continuidade; Montagem; Melodrama; Epílogo. Ou seja, mais do que uma biografia é uma análise das contribuições do cineasta ao cinema.

Veja entrevista com o autor sobre parte de sua obra.

(fonte: indicação em aula do Prof. Pedro Plaza Pinto)

1 de out. de 2012

Filmes: GLÓRIA FEITA DE SANGUE

Stanley Kubrick é considerado um diretor que fez obras primas em diversos estilos cinematográficos. Neste GLÓRIA FEITA DE SANGUE (Paths of Glory, 1957) ele cria um libelo contra a guerra e os demandos das altas patentes, que possuem o poder sobre a vida dos soldados.

O filme trata do julgamento, na Primeira Guerra Mundial, de soldados franceses que decidem não cumprir uma missão suicida. Eles são levados à Corte Marcial para serem julgados por covardia. 

Assista um trailer comentado pelo crítico Marcelo Janot. Veja neste artigo comentários sobre o filme e neste uma análise da carreira de Kubrick.

Filme: FELIZ NATAL

Feliz NatalA Primeira Guerra Mundial nem sempre é objeto de filmes históricos, mas este filme FELIZ NATAL (Joyeux Noël, 2005) é muito interessante. 

Segundo informações seria baseado num fato real: no Natal de 1914, em plena guerra, soldados franceses, escoceses e alemães fazem uma trégua e comemoram juntos a noite de Natal. Além da mensagem antibelicista, o filme é interessante para se analisar as representações dos exércitos, bem como para uma análise da representação dos alemães em um outro conflito mundial.

Assista o trailer do filme.