8 de jan. de 2014

Filmes: A JOVEM RAINHA VITÓRIA e MRS. BROWN

A indicação conjunta destes dois filmes se devem a figura que as duas obras retratam: a Rainha Vitória, em dois momentos de crise na monarquia, quando da sua ascensão ao trono e após a morte do seu marido, período em que ela fica reclusa.

Em A jovem Rainha Vitória (The Young Victoria, 2009) foca, principalmente, o período anterior à ascensão ao trono até o casamento com Albert. Com ares de comédia romântica e conto de fadas, o filme se presta a análises mais profundas sobre as relações entre as monarquias (interdependências), as questões sucessórias no trono, as crises de popularidade da monarquia, e outras questões presentes nos turbulentos primeiros anos de reinado. Veja o trailer.

Sua Majestade, Mrs. Brown (Mrs. Brown, 1997) trata do período em que a rainha ficou reclusa, após a morte de seu marido Albert, e sua convivência com o escocês Brown, seu cavalariço. Disputas de poder, imprensa sensacionalista, crise monárquica, questões sociais e parlamentares fazem o pano de fundo desta interessante película. Veja o trailer

Interessante, para fins de pesquisa, é a forma como as duas obras procuram humanizar a personagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário