8 de dez. de 2012

Livros: MARTINHO LUTERO, UM DESTINO


 
 
 
 
 
 
Em Martinho Lutero, um Destino (Ed. Três Estrelas, 2012, 360 p.), o historiador Lucien Febvre reconstitui passo a passo a trajetória do fervoroso monge agostiniano que, no encalço da verdadeira fé cristã, se insurge contra a Igreja Católica, é excomungado e se vê, então, no epicentro de sucessivas revoluções - religiosa, social e política. 

Na abrangente exposição de Febvre, a história de Lutero se entrelaça com a do destino de uma época inteira: o século XVI alemão e europeu. Por detrás dos conflitos religiosos que levaram à maior crise do catolicismo em todos os tempos e à criação do luteranismo, delineia-se a Idade Moderna.

Publicado em 1928, Martinho Lutero, um Destino é hoje um clássico da historiografia do século XX, pela abordagem inovadora da narrativa biográfica, a densidade de suas reflexões e a vibrante escrita de Lucien Febvre.


Leia aqui um artigo que analisa a obra.

(fonte: Revista História Viva)
imagem: Amazon

7 de dez. de 2012

Filmes: O PROCESSO DE JOANA D'ARC


Este filme francês O processo de Joana D'Arc (Procès De Jeanne D'arc, 1962), dirigido por Robert Bresson, reconstitui a prisão, o julgamento e a execução de Joana D'Arc, baseando-se nos autos do processo e outros documentos históricos (de acordo com informações de divulgação). É um filme austero, sóbrio e que evita tomar partido das situações apresentadas, além de utilizar atores não-profissionais.

Veja o trailerAcesse aqui um capítulo de livro que analisa a  questão de Joana D'Arc no cinema, a partir de outro filme sobre a personagem de Luc Besson.

Acesse artigo que analisa comparativamente os filmes de Bresson e Dreyer.

6 de dez. de 2012

Núcleos de pesquisa: MUNDOS DO TRABALHO - UFF

Desde 2002, o grupo de pesquisa Mundos doTrabalho - UFF constituiu-se em ponto de encontro para pesquisadores em formação, sob a coordenação de um pesquisador mais experiente. É um grupo dedicado a discutir conceitual e empiricamente temáticas relacionadas à classe trabalhadora.

São duas linhas de pesquisa: Formação da Classe Trabalhadora no Rio de Janeiro e Organizações políticas e sindicais dos trabalhadores brasileiros no período recente.

Conheça os projetos já desenvolvidos, as publicações do grupo e 3 levantamentos já realizados (02 sobre greve e um sobre a polícia política). 


5 de dez. de 2012

Museus: MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

O Memorial da América Latina está localizado em São Paulo, em um conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer e busca ser um convite permanente às manifestações artísticas e científicas latino-americanas. O Memorial fomenta a pesquisa, apóia a expressão da identidade latino-americana, coordena iniciativas de instituições científicas, artísticas e educacionais do Brasil e de outros países ibero-americanos e difunde a história dos povos latino-americanos às novas gerações de estudantes.

No site do Memorial você pode conhecer o acervo, realizar uma visita virtual, conhecer a Revista Nossa América e acessar jornais dos diversos países da América Latina. 

Acesse e descubra este portal.   

4 de dez. de 2012

Arquivos Digitais: ACERVO CASPER LÍBERO - GAZETA

O projeto Acervo Casper Líbero tem por objetivo higienizar, digitalizar e disponibilizar integralmente e gratuitamente o conteúdo do acervo de jornais digitalizados da publicação “A Gazeta Esportiva” somando aproximadamente 450 mil páginas em sua primeira fase. Também serão digitalizados e disponibilizados 19.500 discos de 78 RPM da discoteca da Rádio Gazeta. O projeto está em andamento e sua previsão é terminar a digitalização até a Copa de 2014.


Acompanhe e aproveite.

3 de dez. de 2012

Publicações: REVISTA ESBOÇOS - UFSC

A revista Esboços, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGH-UFSC), é uma revista acadêmica semestral de publicação eletrônica, dedicada a divulgar e debater artigos, pesquisas e enfoques que enriqueçam a produção do conhecimento histórico.

Em cada edição é escolhido um tema central, como por exemplo História e Cinema (no. 19 - última divulgada) e Intérpretes do Brasil (no. 15, de 2006).