9 de jan. de 2015

Publicações: POIÉSIS

A Revista POIÉSIS é uma publicação eletrônica semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL, que tem como objetivo a divulgação da produção acadêmica sobre Educação. Publica artigos, ensaios, debates entrevistas e resenhas. O seu núcleo é formado por um dossiê temático.
É possível consultar todas as edições desde 2008, já são 14 publicadas. São dossiês como Educação do Corpo, Políticas públicas, Ambientes virtuais, e muito mais.  
Acesse e explore as diversas edições.
(fonte: INFORME ANPUH, 30)

7 de jan. de 2015

Livros:ENCONTROS ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA

A obra ENCONTROS ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA (Editora UEG, 2014, 436 p.), é fruto de um encontro ocorrido em Jussara (GO), em março de 2013, promovido pelos departamentos de História e Letras da Universidade Estadual de Goiás, com análises multidisciplinares sobre as relações entre a História e a Literatura. A obra foi organizada por Aruanã Antonio dos Passos, Deuzair José da Silva, Geraldo Witeze Júnior e Leandro Rocha Resende
 
O livro é dividido em três partes: na primeira os principais conferencistas partem do "sertão" para discutir a relação imbricada entre a narrativa histórica e a literária;  na segunda parte, textos que abordam obras específicas; e na terceira, artigos com outras abordagens como as relações da literatura com as artes visuais.

São textos de conferencistas, professores, alunos de graduação, mestrado e doutorado, discutindo temas variados de História e Literatura. Acesse o livro grátis aqui.
 
(fonte: INFORME ANPUH, 36)

5 de jan. de 2015

Arquivos digitais: Musée Louis XVII

O arquivo digital Musée Louis XVII é uma base de dados com imagens e documentos relativos ao delfim, filho de Luis XVI e Maria Antonieta, que teria morrido em condições sub-humanas na Prisão do Templo. Preso juntamente com seus pais, em 1792. Ficou preso até 1795 quando foi declarado morto.

Se foi o pequeno delfim realmente quem morreu na prisão ou se foi outra criança, é um dos famosos casos de mistérios históricos que geram muitas especulações.

São diversas galerias com imagens e documentos, com explicações, que ajudam você a conhecer este personagem enigmático da história. Uma das partes do site trata dos exames de DNA realizados para solucionar o caso.

Conheça também este grupo de estudos sobre a questão do pequeno delfim. 

Dica: livro Os grandes impostores, de Jan Bondeson