4 de out. de 2013

Filmes: A RAINHA CRISTINA (1933)

Greta Garbo em mais um papel mítico, Cristina, rainha da Suécia, conhecida por suas maneiras pouco ortodoxas, ter abdicado do trono, se convertido ao catolicismo e estar enterrada na Basílica de São Pedro no Vaticano. 

O filme Rainha Cristina (Queen Christina, 1933), acompanha a vida da rainha que aos 5 anos assume o trono da Suécia, um país em guerra em nome do protestantismo (a Guerra dos Trinta Anos), é determinante na assinatura do tratado de paz. Pressionada para se casar, abdica em nome do amor de um espanhol (uma livre adaptação dos acontecimentos para tornar o filme mais romântico). Veja um pequeno trecho.

Um filme muito interessante para discussões sobre gênero (ela se veste como homem e é confundida com um rapaz pelo seu futuro amor), sobre governo (em uma cena muito interessante ela pede a opinião do povo que é quem morre na guerra), e também sobre o mito Garbo.



3 de out. de 2013

Núcleos de pesquisa: NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS INDICIÁRIAS – NEI

O NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS INDICIÁRIAS – NEI é um núcleo interdisciplinar vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. As suas pesquisas estão voltadas para a reflexão de temáticas sociais como violência, criminalidade, cidadania, segurança pública e memória social. 

O site traz informações sobre os eventos do grupo e sobre os três laboratórios vinculados ao NEI: o LEPVI, sobre violência urbana; o LEPSI, sobre psicanálise; o LETEC, sobre complexidade. 

Além disso, no site você acessa a Revista Sinais, a Revista Simbiótica e textos sobre o método indiciário.    



2 de out. de 2013

Museus: MUSEU RODIN

Vue de l'hôtel BironO MUSEU RODIN está localizado em Paris e foi criado em 1916, por iniciativa do escultor Auguste Rodin, a partir de doações feitas pelo artista de suas obras, coleções, documentos, manuscritos, suas cartas e sua biblioteca. O museu foi instalado no Hôtel Biron, uma mansão construída no século XVIII, local escolhido pelo artista e na qual ele morou. 

O site disponibiliza as coleções do museu para consulta. São esculturas, desenhos, fotografias, etc. Também podem ser acessados os arquivos documentais do artista. 

O site traz informações sobre as exposições e documentosAlém destas, também podem constam informações sobre obras de Camille Claudel, artista que foi amante de Rodin.

(fonte: Revista História Viva, no. 112)

Publicações: REVISTA ESTUDOS AMAZÔNICOS

A REVISTA ESTUDOS AMAZÔNICOS é uma publicação da Universidade Federal do Pará - UFPA, criada como um veículo para publicação de pesquisas sobre a região amazônica, pensada de forma ampla para englobar não só a amazônia brasileira, mas os outros países da chamada pan-Amazônia. Este é o ponto de vista espacial da revista, no ponto de vista contextual busca "a compreensão dos múltiplos sentidos e significados da história e das experiências humanas vivenciadas na Amazônia."

Até o momento foram publicados 9 números, com texto sobre escravidão na Amazônia (v. III, número 1), teatro (v. IV, n. 1), mulheres da floresta (v. VI, n. 1), e muito mais. 

Aproveite para conhecer mais e melhor sobre esta importante região do planeta. E compartilhe conhecimento.

Visite.

(fonte: INFORME ANPUH, 25)

1 de out. de 2013

Livros: SEMIÓTICA DO ESPETÁCULO: UM MÉTODO PARA A HISTÓRIA

Em SEMIÓTICA DO ESPETÁCULO: UM MÉTODO PARA A HISTÓRIA (Ed. Apicuri, 280 p.), livro organizado pelos professores Ciro Flamarion Cardoso e Cláudia Beltrão, tem como objetivo apresentar e desenvolver possibilidade metodológicas para a análise semiótica de espetáculos musico-teatrais (ballets e óperas) e filmes, explorando conexões entre a antiguidade clássica e nossa sociedade.

A obra é dividida em três partes: a primeira faz uma síntese sobre as concepções do teatro moderno e contemporâneo; a segunda traz exemplos de análise de espetáculos; a terceira analisa 3 filmes que têm como tema a antiguidade.

Destaque para a importância dos clássicos para a cultura atual, a influência da Antiguidade nos palcos e no cinema, e as novas perspectivas que os espetáculos músico-teatrais podem trazer aos estudos clássicos, além de uma síntese da semiótica em geral até a semiótica do espetáculo em particular.

Veja aqui entrevista com a organizadora.

(fonte: RHBN, no. 90, MARÇO/2013)

30 de set. de 2013

Arquivos digitais: VCU LIBRARIES

Home 
VCU LIBRARIES é uma iniciativa da Virginia Commonwealth University que oferece ao público em geral acesso aos milhares de documentos, videos, fotos e outros formatos de informações. 

Você pode acessar as diversas coleções digitais da biblioteca, com foco principal na história dos afro-americanos de Richmond (como por exemplo deste protesto em 1963), passando por diversos assuntos, como por exemplo arte em quadrinhos e desenhos animados. 

Explore todas as coleções disponíveis.

(fonte: Revista História Viva, no. 111)

29 de set. de 2013

Museus: MUSEU DA LITURGIA


Aberto em meados de abril de 2012, o Museu da Liturgia está localizado em Tiradentes (MG), na antiga casa paroquial. O museu é dedicado aos instrumentos e ritos relativos à devoção religiosa e conta com mais de 400 peças datadas do século XVII a XX.  

Está organizado em 4 eixos temáticos – Rito, Sacramentos e Sacramentais, Ano Litúrgico e Devoção Popular. Faça uma visita interativa ao museu.

Conheça o acervo do museu.
 

(fonte: História Viva, ano IX, no. 105)