6 de dez. de 2013

Arquivos digitais: BIBLIOTECA QUERINIANA, BRESCIA (ITÁLIA)

A BIBLIOTECA QUERINIANA, da cidade de Brescia, na Itália, foi criada em 1746 pelo bispo da cidade Angelo Maria Querini com cerca de 1.500 obras e aberta ao público em 1750. Foi enriquecida durante a era napoleônica com acervos de conventos e mosteiros suprimidos. São mais de 500 mil obras. As obras que fazem parte do catálogo podem ser consultadas de várias formas: autor, data, assunto, dentre outros. 

O site oferece acesso à Biblioteca Digital, que está em sua primeira fase, mas que já disponibiliza acesso a 300 manuscritos, edições dos séculos XV e XVI e jornais locais. O acervo digital está disponível para visualização: é só clicar com o botão direito do mouse em Singoli fascicoli, Edizione antiche ou Manoscritti e clicar em Ricerca ou Ricerca libera.

Conheça e aproveite! Excelentes fontes para você.

(fonte: Revista História Viva – Grandes temas, no. 41)

5 de dez. de 2013

Livros: PARTIDO POLÍTICO OU BODE EXPIATÓRIO - ARENA


Em PARTIDO POLÍTICO OU BODE EXPIATÓRIO, UM ESTUDO SOBRE A ALIANÇA RENOVADORA NACIONAL/ARENA, 1965-1979 (Mauad X, 301 p.), é uma adaptação da tese de doutorado da historiadora Lúcia Grinberg.

Em seu trabalho, a autora desnaturaliza questões postas e repostas sobre a Arena, construindo um perfil de uma organização heterogênea e cheia de conflitos, destacando os vínculos entre a política pré e pós-1964, entre militares e civis no campo da política, entre o campo da política formal e da sociedade de forma mais ampla. 

A historiadora toma a memória social como objeto de investigação para fazer uma análise crítica da ARENA, o partido da "situação" durante o regime militar. A autora procura ver a ARENA não como uma simples criação institucional, mas como algo mais amplo que traz para o campo da política as características conservadoras da sociedade brasileira.

Veja resenha da obra publicada na revista Em tempos de história.

(fonte: RHBN, no. 83, agosto/2012)
(fonte: Revista História Viva, no. 115)

4 de dez. de 2013

Museus: THE KARKHOV CITY ART GALLERY

City Art Gallery Kharkiv/UkraineLocalizada na cidade ucraniana de Karkhov (ou Karkhiv), a KARKHOV CITY ART GALLERY é uma das primeiras galerias fundadas na Ucrânia pós independência (1991), como galeria municipal. Sua fundação ocorreu em 1996.

O principal objetivo da galeria é popularizar a arte contemporânea e divulgar os trabalhos de artistas da Ucrânia e de Karkhov.

As coleções são mostradas por artista expostos na galeria, oferecendo informações sobre tais artistas.

Visite e conheça a produção deste país do leste europeu.


Núcleos de pesquisa: NEA – NÚCLEO DE ESTUDOS DA ANTIGUIDADE (UERJ)

Conheça o NEA – NÚCLEO DE ESTUDOS DA ANTIGUIDADE, criado em 1998 e pertencente ao Departamento de História da UERJ, com o objetivo de estabelecer diálogo e interação entre as universidades com pesquisas em sociedades antigas (romana, grega, egípcia, celta, ibéria, germânica, dentre outras). São 3 as suas linhas de pesquisa são: Religião, Mito e Magia no Mundo Mediterraneo; Relação de Poder e Economia no Mundo Antigo e Discursos, Narrativas e Representação. 

No site você tem acesso aos pesquisadores do grupo, aos eventos que o grupo realiza (como por exemplo os cursos de extensão), e também informações sobre premiações que o grupo já recebeu. 

Para auxiliá-lo em suas pesquisas, o site divulga diversas publicações, como a revista NEARCO, o jornal Phília, livros, artigos, e-books.

Visite, conheça, compartilhe.

3 de dez. de 2013

Publicações: SANKOFA – REVISTA DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E DE ESTUDOS DA DIÁSPORA AFRICANA

A revista eletrônica SANKOFA – REVISTA DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E DE ESTUDOS DA DIÁSPORA AFRICANA é uma publicação do NEACP - Núcleo de Estudos de África, Colonialidade e Cultura Política, da USP. A revista visa ser um elemento pedagógico na formação de novos pesquisadores, professores e alunos, contribuindo também com a divulgação de estudos desta importante temática.

A primeira edição saiu em 2008, com um artigo sobre a História da África e eurocentrismo. A revista já está no seu 11o. número.

Um material excelente para aqueles que se interessam pelo tema e como direcionador para o ensino de História da África nas escolas.

Boa leitura.

 (fonte: INFORME ANPUH, 26)

2 de dez. de 2013

Filmes: SUNSHINE - O DESPERTAR DE UM SÉCULO

Dirigido pelo diretor húngaro István Szabó, SUNSHINE - O DESPERTAR DE UM SÉCULO (Sunshine, 1999) acompanha três gerações da família judia Sonneschein, que para sobreviver ao antisemitismo, guerras e perseguições políticas, vai perdendo sua identidade, em alguns momentos inclusive por escolha própria. Veja o trailer.

O filme, com quase três horas de duração registra, acompanhando a vida desta família, a história da Hungria e também de parte do século XX, como as duas Grandes Guerras, a ascensão e queda do comunismo, as ditaduras comunistas no leste europeu, e muito mais.

Mas a questão mais interessante do filme, pouco discutida em outras obras, é a da assimilação, ou seja, a escolha de alguns judeus em, para fazer parte de governos e serem aceitos pela sociedade, rejeitarem sua origem judia. O que não os livrará da perseguição.

É a história refletida na vida das pessoas comum. Excelente para discussões em sala de aula.

Veja este rico material para auxiliar em aulas sobre o Holocausto.