8 de jun. de 2019

Filmes: MUNIQUE

Munique PosterEm 1972 um evento chocou o mundo: o sequestro e morte de atletas israelenses durante os Jogos Olímpicos de Munique. O filme Munique (Munich, 2005), de Steven Spielberg, parte deste evento para falar da perseguição promovida por Israel aqueles que planejaram ou participaram de qualquer forma do evento.

Um filme fala mais de seu tempo do que dos fatos que ele retrata e é dessa forma que devemos ver o filme de Spielberg: no pós-11/09 os EUA estão caçando os terroristas. E o filme trata exatamente disso: o que diferencia um do outro.

É um filme primoroso por mostrar mais do que julgar. Veja o trailer.

Neste artigo você lê sobre esporte e cinema, como o pesquisador pode uni-los.

6 de jun. de 2019

Filmes: O BANQUEIRO DA RESISTÊNCIA

O Banqueiro da Resistência PosterDurante a ocupação nazista na Holanda, dos irmãos banqueiros encaram seu grande desafio ao criarem um esquema para financiarem a resistência holandesa. Este é o mote de O banqueiro da Resistência (Bankier van het Verzet, 2018), produção holandesa baseada em fatos reais. Veja o trailer.

O filme foca a resistência feita por pessoas comuns, não heróis, mas pessoas que escolhem um lado para lutar. Este é um tipo de abordagem presente, por exemplo, no Museu da Resistência em Amsterdã: a pessoa comum diante de um dilema.

Uma operação arriscada, mas por isso mesmo o filme expõe o perigo constante da resistência a regimes totalitários, seja ele qual seja.

Este texto, em inglês, trata das representações da resistência no cinema holandês.