19 de mai. de 2018

Museus: MUSEU DO ORATÓRIO

O Museu do Oratório, fundado em 1998, está localizado em Ouro Preto (MG) na antiga casa do Noviciado da Ordem Terceira do Carmo. Abriga uma coleção de mais de 160 oratórios e 300 imagens dos séculos XVIII ao XX, que revelam características da arquitetura, pintura, vestuário e costumes do período em que foram produzidos.

Veja o acervo disponível no museu, no qual você pode visualizar os oratórios acompanhados de uma ficha descritiva (é só clicar no oratório desejado).

Faça a visita virtual.

(fonte: livro Museus do Brasil, um guia dos principais museus brasileiros. São Paulo, Empresa das Artes)

15 de mai. de 2018

Filmes: E ESTRELANDO PANCHO VILLA

E Estrelando Pancho Villa PosterO aviso inicial já nos dá a medida do que será apresentado: os fatos são tão improváveis que só podem ser verdadeiros. Em E estrelando Pancho Villa (And Starring Pancho Villa as himself, 2003) acompanhamos um acordo comercial entre o revolucionário mexicano e uma produtora de Hollywood para filmar sua batalha e divulgar sua figura nos EUA. Veja o trailer.

O filme é extremamente interessante ao discutir questões como o poder da imagem, a percepção do alcance do cinema, as questões sobre manipulação e muito mais. Uma das cenas mais interessantes do filme é quando Pancho Villa discute com o produtor sobre as alterações feitas em sua história para o filme que produziram realmente em 1914.

Veja um projeto que utilizou o filme para oficina sobre o uso de filmes no ensino sobre revoluções na América Latina. 

Esta tese analisa a revolução mexicana em película, permitindo uma análise mais aprofundada sobre as relações entre este fato histórico e o cinema.