26 de fev. de 2016

Filmes: PRA FRENTE BRASIL

O filme PRA FRENTE BRASIL (1982), dirigido por Roberto Farias, foi realizado no final da ditadura civil-militar iniciada em 1964, retratando acontecimentos na vida de um homem comum, preso como subversivo, durante a Copa do Mundo de 1970. Veja o trailer.

O filme possibilita diversas análises tanto como objeto de pesquisa, como em sala de aula, para discussão sobre o período da ditadura civil-militar brasileira. 

Veja artigo que compara este filme com outro argentino (A História Oficial), ambos sobre ditaduras políticas nos respectivos países.

Censurado quando do seu lançamento, a obra tem tanto interesse como representação de uma época (1970), como fonte da censura sobre as obras cinematográficas no período final da ditadura. Leia depoimento do diretor sobre a obra publicado em 2014. 



Fonte: RHBN, no. 108, SETEMBRO/2014

24 de fev. de 2016

Publicações: REVISTA SCRIPTA MEDIAEVALEA

A REVISTA SCRIPTA MEDIAEVALEA - Revista do Pensamiento Medieval é uma publicação semestral da Universidad Nacional de Cuyo, de Mendonza, Argentina.  Tem como centro de suas publicações os avanços científicos sobre o pensamento e a filosofia medieval. Saiba mais sobre a revista.

A publicação iniciou em 2008. Todos os números podem ser acessados no site. São artigos, crônicas e resenhas que podem auxiliar estudantes e pesquisadores em seus projetos.

Acesse e explore os números publicados.




fonte:  Vivarium – Laboratório de Estudos da Antiguidade e do Medievo

22 de fev. de 2016

Arquivos digitais: THE AMISTAD RESEARCH CENTER

O AMISTAD RESEARCH CENTER é um grupo dedicado a colecionar, preservar e garantir o acesso a materiais originais sobre a importância social e cultural da História étnica e racial dos Estados Unidos da América, da Diáspora Africana e dos direitos civis.

As coleções do Amistad incluem material sobre diversas culturas, como dos nativos americanos, judeus, afro-americanos e muito mais. São coleções de manuscritos e livros e manifestações artísticas.

Para pesquisar os materiais disponibilizados digitalmente, acesse aqui.

fonte: https://www.google.com/culturalinstitute/

fonte: Revista História Viva, no. 117