25 de jul. de 2021

Livros: NOSSA SENHORA DAS OITO e A USINEIRA DE SONHOS

Livro - Nossa Senhora Das Oito - Janete Clair nas americanasLivro - Janete Clair: a Usineira de Sonhos - Arthur Xexeo - Compre no  ShopFácil.com

Estas duas obras sobre a principal novelista do Brasil, Janete Clair, são bastante interessante para se conhecer e se pesquisar sobre novelas.

Em Nossa Senhora das Oito: Janete Clair e a evolução da telenovela no Brasil (
Maud, 2003, 148 p.), escrito pelo doutor em Teledramaturgia Mauro Alencar, com pesquisas do jornalista Cleodon Coelho, apresenta levantamento em 21 capítulos, as telenovelas escritas por Janete Clair entre as décadas de 1960 e 1980, além de um perfil da novelista. Para cada novela é apresentada com uma introdução de período de exibição, elenco e trama, além de um resumo sobre a produção e comentários sobre a obra de pessoas envolvidas na produção tanto em periódicos e jornais da época, como em declarações posteriores.

Em Janete Clair: a usineira de sonhos (Relume-Dumará, 1996, 136 p.) o jornalista Arthur Xexéo traça um perfil da autora Janete Clair e da sua obra. São 8 capítulos, alguns nomeados com nomes de novelas, que nos trazem informações sobre a autora, suas novelas, sobre o gênero telenovela, sobre a escrita de Janete Clair e sua relação com a crítica e a censura.

A leitura fácil e pode indicar diversos temas para pesquisa em História, considerando a importância da telenovela na cultura popular do Brasil.

Para ver sobre a telenovela como fonte histórica, leia este artigo.

Esta dissertação utiliza como base de análise a novela Irmãos Coragem.

Leia entrevista com o autor e pesquisador Mauro Alencar.

 

imagem: www.americanas.com; shopfácil