10 de jun. de 2020

Filmes: MALCOM X

Malcolm X PosterDirigida por Spike Lee, a biopic Malcom X (1992), apresenta a vida do influente líder negro, desde sua infância até sua morte, incluindo os tempos como gangster, sua vida na prisão, sua conversão ao islamismo e como ministro do Nação do Islã. Veja o trailer.

Lançado no ano dos protestos em Los Angeles pela morte do negro Rodney King (cujas imagens são apresentadas no início do filme), o filme além de acompanhar a vida do ativista, apresenta questões importantes para discussão sobre racismo, miscigenação forçada (por estupros), violência dos grupos supremacistas brancos e formas de atuação dos movimentos negros. 

O filme é baseado no livro Autobiografia de Malcom X, do ativista em parceria com o jornalista Alex Haley, e tem participação no roteiro (não creditada) do escritor James Baldwin. Leia análise da transposição da obra para o cinema nesta dissertação Malcom X: entre o texto escrito e o visual.

Esta monografia, analisa as relações entre a série de quadrinhos X-Men e o movimento dos direitos civis nos anos 60, Malcom X e Martin Luther King.