Em O Despertar de uma nação (Gabriel over the White House, 1933) o presidente dos Estados Unidos da América, eleito democraticamente, após um acidente, e ser salvo pelo arcanjo Gabriel, adota políticas e posturas ditatoriais. Veja um trecho do filme.
O filme estreou em março de 1933, nos Estados Unidos, coincidindo com a posse do novo presidente, Franklin D. Roosevelt. Este é um excelente material para pesquisas do cinema na História. É interessante, também, atentar para os títulos adotados nos diversos países (conforme IMDB), no Brasil e na Espanha, "O despertar de uma nação", na França, "Le Président dictateur".
O filme adota uma postura de exaltação um governo pessoal e forte como solução aos problemas advindos da Grande Depressão de 1933. De acordo com uma nota no site IMDB, é possível detectar semelhanças entre a ascensão do Presidente Hammond e Adolf Hitler, na Alemanha, no mesmo ano de 1933.
Este artigo, em inglês, analisa a gênese e a ideologia do filme. Esta tese analisa os filmes americanos que seriam vistos por Hitler, dentre eles, este.
Dica: Wagner Pinheiro Pereira, livro O poder da imagens (2012)
O Acervos de História é um blog direcionado a alunos, professores e todos os interessados em História. O nosso objetivo é fornecer em um só local uma coleção de sites úteis para suas pesquisas. Espero que vocês aproveitem as dicas.
10 de nov. de 2020
Filmes: O DESPERTAR DE UMA NAÇÃO
Assinar:
Postagens (Atom)