11 de dez. de 2015

Filmes: 1911 – A REVOLUÇÃO

Xinhai 2011.jpgO filme 1911 – A REVOLUÇÃO (Xin hai ge ming, 2011), produção chinesa, é um drama histórico que enfoca a fundação da República da China, quando nacionalistas liderados por Sun Yat-Sen derrubaram o Império Chinês. Veja o trailer.
Vendido nos sites e cartazes como um filme com Jackie Chan, o filme não é só isso, mas uma produção comemorativa dos 100 anos da revolução nacionalista da China, que nos permite entender, os processos e personagens relacionados com a história deste importante momento do país.
As negociações para implantação do poder são bastante interessantes, tanto as no âmbito nacional, como internacional.
Leia análise e proposta para trabalho em sala de aula. Veja este artigo sobre este período da história chinesa com enfoque nas relações internacionais.

9 de dez. de 2015

Núcleos de pesquisa: NÚCLEO DE AUDIOVISUAL E DOCUMENTÁRIO

O NÚCLEO DE AUDIOVISUAL E DOCUMENTÁRIO, vinculado ao CPDOC-FGV, foi criado em 2006, além de por o aluno em contato com bibliografia sobre o cinema documentário, estimula reflexões e produção de materiais.

O site disponibiliza informações sobre as atividades desenvolvidas pelo grupo,  com links para a visualização dos materiais produzidos, a programação do Cineclube FGV e outras atividades.

Você pode ver os materiais produzidos em oficinas oferecidas, como por exemplo a 1a. Oficina de Produção Audiovisual, ocorrida em 2014. 

Acesse e conheça os materiais produzidos e as atividades desenvolvidas.

7 de dez. de 2015

Arquivos digitais: THE AMERICAN JEWISH ARCHIVES

AJA LOGO 
O AMERICAN JEWISH ARCHIVES (AJA) foi criado em 1947 para coletar, preservar, assim como direcionar pesquisas, de materiais da história dos judeus e das comunidades judaicas no hemisfério norte, incluindo dados de natureza política, cultural, econômica e social.

São várias coleções que o museu dispõe, entre elas documentos, manuscritos, microfilmes, áudio e vídeo e muitas fotografias, que podem ser verificados no catálogo. Entre o material, está disponível on line, a coleção do rabino Isac Mayer Wise, com diversos documentos que podem auxiliar na compreensão da história judaica.

Acesse, conheça e procure por sua fonte. É começar a garimpar.