15 de fev. de 2013

Livros: FORDLÂNDIA – ASCENSÃO E QUEDA DA CIDADE DE HENRY FORD NA SELVA



FORDLÂNDIA – ASCENSÃO E QUEDA DA CIDADE DE HENRY FORD NA SELVA, do historiador norte-americano Greg Grandin, conta a história da utopia tropical de Henry Ford: estabelecer na Amazônia a sua própria plantação de seringueiras, como estratégia para dominar a produção da borracha e para não mais depender do cultivo britânico, holandês e francês no Sudeste da Ásia. 

O livro foi incluído entre os cem livros “notáveis” do ano no ranking do The New York Times e eleito melhor livro do ano pelos jornais Chicago Tribune e Boston Globe


Veja resenha do livro.



(fonte: Revista História Viva, no. 106)

14 de fev. de 2013

Publicações: REVISTA RECORDE

A Recorde: Revista de História do Esporte é uma revista científica online editada pelo "Sport": Laboratório de História do Esporte e do Lazer e pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada/IH/UFRJ, que tem por objetivo contribuir com a estruturação dos estudos históricos que têm as práticas corporais institucionalizadas como objeto.

Além da edição atual, constam ainda 09 edições anteriores. O site permite a consulta aos artigos por autor.

13 de fev. de 2013

Museus: MUSEU DA IMAGEM E DO SOM - MIS

O Museu da Imagem e do Som - MIS, localizado em São Paulo, foi criado em 29 de maio de 1970, partindo da ideia de construir um museu que preservasse e produzisse a imagem e o som. Atualmente o museu está trabalhando em quatro linhas principais: programação, acervo, capacitação e Mis fora do Mis. No site você pode acompanhar a programação do museu.

A acervo do MIS conta com mais de 200 mil itens. São fotografias, filmes, vídeos, cartazes, peças gráficas, equipamentos de imagem e som e registros sonoros, além dos livros, catálogos, periódicos, CDs, DVDs e VHS que formam o acervo biblioteconômico. O site disponibiliza consulta ao banco de dados do acervo, mediante um termo de responsabilidade. Infelizmente o material não está disponível on line.

Mas você pode ter algumas indicações do material que eles disponibilizam para consulta local.



Filmes: INFÂMIA


O filme Infâmia (Children's hour, 1961) usa a questão de uma acusação de homossexualismo entre duas jovens professoras para discutir preconceito, injustiça, mentira e verdade, educação, crianças. Veja o trailer.

Baseada em uma peça de Lillian Hellman, conta a história de duas professoras de uma escola particular que têm suas vidas arrasadas quando uma das crianças denuncia ter visto algo "antinatural" entre elas.

É forte, pungente, e para um pesquisador pode ser fonte de análise sobre representações sobre sociedade, preconceito e até lesbianismo no cinema.

Veja artigo que utiliza o filme para análise da representação do professor no cinema.

12 de fev. de 2013

Núcleos de Pesquisa: POPULIS - UFU

Populis - Núcleo de Pesquisa em Cultura Popular, Imagem e Som, atua na pesquisa de temáticas da Cultura Popular e suas interfaces com a indústria cultural, especialmente por meio da linguagem radiofônica, fotográfica, televisiva e musical. É um grupo multidisciplinar incorporando as áreas de História, Sociologia, Antropologia, Lingüística, Artes Cênicas e Música. 

O trabalho se mistura na diversidade e riqueza de fontes documentais (ainda não disponíveis no site)  tais como: acervos discográficos do CDHIS (17.000 exemplares); Acervos do Arquivo Público Municipal de Uberlândia; a memória das tradições culturais locais e regionais; além das Histórias de vida de artistas, profissionais do rádio e TV, entre outros.

No site, além dos pesquisadores (docentes e discentes), você poderá conhecer os projetos em andamento. Ainda está em fase de construção.

Visite e conheça! 


11 de fev. de 2013

Arquivos digitais: ACADEMIA DO SAMBA

O Academia do Samba é um portal que busca disseminar informações e a história das escolas de samba do Rio de Janeiro.

Uma das sessões é a Memória do Samba que traz artigos, uma  bibliografia (com livros,alguns em pdf, capas de revistas, jornais), monografias e outros materiais sobre o assunto.

Visite. O site ainda está em construção, mas tem bastante material para ser explorado.

O Carnaval é uma parte da cultura brasileira e pode ser um tema de pesquisa interessante.