13 de nov. de 2015

Livros: A CIVILIZAÇÃO DO ESPETÁCULO

O Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa, em A civilização do espetáculo (Objetiva, 2013, 207 p.), faz como indica o subtítulo, uma radiografia do nosso tempo e da nossa cultura. Na obra, o autor reflete sobre a banalização das artes e da literatura e da própria vida em sociedade. Veja entrevista com o autor sobre a obra.

Em cada uma das suas 6 partes, o autor faz uma reflexão sobre o assunto e traz também pequenos artigos publicados pelo autor em jornais e revistas.

São reflexões que o autor traz sobre cultura, televisão, erotismo, religião e muito mais. Não é um simples concordar ou discordar, mas para ler, reler, refletir e discutir.

Muito válido como material de apoio para discussão em sala de aula.

11 de nov. de 2015

Núcleos de pesquisa: NEJAP - NÚCLEO DE ESTUDOS JAPONESES

O NEJAP - Núcleo de Estudos Japoneses, criado em 2009 na UFSC, destina-se ao desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão e oferece cursos gratuitos dentro da temática "história e cultura japonesas". É expectativa do grupo estender seus objetivos para a "história e cultura do leste asiático".

Na página do NEJAP no facebook, são postadas as atividades desenvolvidas e também imagens e fotos sobre o assunto.

Ouça entrevista com membro do grupo.

Fonte: Kauê Otávio (coordenador)

9 de nov. de 2015

Arquivos digitais: HULTON ARCHIVE

O HUTTON ARCHIVE é uma parte do Getty Images (atenção é pago) que traz imagens históricas desde o início do século XIX até fotos da década de 1990, que abrange a frenética década de 1920, os movimentos políticos da década de 1930 e a cultura pop da década de 1960.

É possível ver toda a coleção e clicando nas fotos você tem legendas com as informações sobre as fotos. 

O Getty Images criou uma sessão somente com fotos de utilização grátis na internet. Veja aqui as regras.

Explore, pois pode haver alguma imagem interessante para você.


(fonte: Revista História Viva, no. 116)