Em época de Copa do Mundo no Brasil, o documentário Dossiê 50: comício a favor dos náufragos, documentário produzido pelo jornalista Geneton Moraes Neto para a Globo News, procura recuperar o que o autor considera como um mito, uma história não fechada, lacrada, indiscutível. O jornalista ouve os 11 protagonistas da partida entre Brasil e Uruguai que decidiu a Copa do Mundo de 1950. A reportagem também deu origem ao livro Dossiê 50.
Uma partida que ganhou status de lenda, muito em virtude da falta de imagens de época (a TV no Brasil seria inaugurada alguns dias depois). Sem muitas imagens entram em campo a lenda e a imaginação.
Muito interessante do ponto de vista do historiador é que, ao trabalhar com entrevistas, estamos trabalhando com o campo da memória. Dando voz aos silenciados, aos que foram vice-campeões mundiais de futebol e que foram tratados como vilões.
Como diz Geneton, em texto publicado na revista História Viva, é hora de mandar flores - tardias - aos náufragos. Veja aqui entrevista do autor no programa do Jô Soares.
(fonte: Revista História Viva - Grandes Temas, no. 39)
Nenhum comentário:
Postar um comentário