O filme Os saltimbancos trapalhões (1981), com o grupo humorístico Os Trapalhões, conta a saga de funcionários pobres e explorados de um circo que se tornam sua principal atração, o que gera ciúme da antiga atração principal, o mágico, e a ganância do dono do circo. Veja uma parte do filme.
O filme é uma adaptação da peça de Chico Buarque de Holanda, que já era adaptação da peça de Sérgio Bardotti e Luis Enrique, baseada num conto dos Irmãos Grimm (Os músicos de Bremmen). A peça de Bardotti seria uma crítica política, na qual o burro representaria a intelligentsia; a galinha, a classe operária; o cachorro, os militares, e a gata, os artistas. O barão é a personificação da elite.
No filme d'Os Trapalhões vemos também a exploração do povo, num período final da ditadura militar no Brasil, uma crítica social velada e um final que fala da tomada de poder pelo povo.
Cultura de massa também pode ser uma fonte muito interessante para qualquer historiador e este filme, do grupo humorístico Os Trapalhões, pode ser uma interessante fonte de pesquisa.
Veja sem preconceitos e com olhos para detalhes. Este artigo analisa a produção do grupo.
imagem: http://pt.wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário