4 de set. de 2013

Arquivos digitais: BRASIL NUNCA MAIS DIGITAL

O BRASIL NUNCA MAIS DIGITAL é um projeto de divulgação do acervo histórico Brasil: Nunca Mais, grupo criado por advogados, em conjunto entre igrejas presbiterianas e a Arquidiocese de São Paulo, que buscou preservar documentos importantes sobre processos que envolviam presos políticos. Nos primeiros 6 anos (1979-1985) foram reproduzidas cerca de 900 mil páginas. Um dos resultados desta primeira etapa foi o livro Brasil: Nunca Mais.

Agora, os importantes documentos coletados e produzidos pelo Brasil: Nunca Mais estão disponíveis na internet, em uma ferramenta pedagógica de educação e de conhecimento pela memória, de forma possibilitar que as todos conheçam e aprendam com seu passado histórico, desenvolvam a cidadania e se fortaleça a democracia no Brasil.

O site traz diversas opções para pesquisa do acervo, com explicações e orientações para pesquisa. Também traz uma galeria de fotos e vídeos, além de uma lista de acervos relacionados ao tema.

Entre neste mundo de informações importante sobre a nossa história recente. Explore e divulgue. Muito material que pode ser útil em pesquisas e sala-de-aula.

(Dica: Prof. Maurini Souza) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário