21 de ago. de 2013

Livros: UM OLHAR SOBRE O BRASIL – A FOTOGRAFIA NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DA NAÇÃO 1833-2003

novo volume da coleção História do Brasil Nação, UM OLHAR SOBRE O BRASIL – A FOTOGRAFIA NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DA NAÇÃO 1833-2003, coordenado pelo historiador e fotógrafo Boris Kossoy, mostra 170 anos da trajetória do Brasil por meio de fotografias, desde o período regencial até o início da primeira década do século XXI. 

São 459 imagens, emblemáticas deste período selecionado, escolhidas em acervos públicos e privados. Mas não são somente imagens que registram momentos importantes da nossa história (como a multidão no Paço Imperial quando da assinatura da Lei Áurea), mas também as que representam o cotidiano da sociedade de cada época.

Na introdução do livro Lilia Moritz Schwarcz chama a atenção para a ampliação das possibilidades documentais de estudo, que vem englobando diversos objetos da cultura material, com a fotografia conquistando um espaço cada vez maior.

O livro, além de uma referência para a história do fotografia, é um retrato ilustrado do Brasil. Excelente material para utilização em sala de aula.

(fonte: Revista História Viva, no. 111 e RHBN, no. 89, FEVEREIRO/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário