O filme Gangues de Nova York (2002), utiliza da busca de vingança de um filho contra o assassino de seu pai, para falar sobre as lutas entre "nativistas", os descendentes do primeiros imigrantes, contra os imigrantes que estavam chegando aos Estados Unidos da América, na segunda metade do século XIX. A chamada no cartaz do filme já explica seu objetivo, mostrar que "a América nasceu nas ruas". Veja o trailer.
Como pano de fundo histórico para esta luta temos a Guerra de Secessão e a formação do exército do norte, o descontentamento com os rumos do país, a questão dos imigrantes, dentre outros.
Neste momento de protestos sociais, é interessante ver que o final do filme reproduz os protestos conhecidos como os Motins de Nova York, no qual uma parte da população, a pobre, sai as ruas para mostrar sua discordância com a obrigatoriedade do alistamento.
Veja artigo que analisa a formação dos EUA a partir do filme. Neste outro artigo, o filme é utilizado na análise da representação dos EUA no cinema, pós 11 de setembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário