27 de nov. de 2022

Núcleos de pesquisa: NEAMP - Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política

NEAMP - Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política 

O NEAMP - Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política, criado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC São Paulo em 1997 para estimular estudos e reflexões sobre a relação entre mídia e política. Conheça os pesquisadores e as linhas de pesquisa.

Dentre os projetos desenvolvidos e divulgados no site está o Lideranças Políticas no Brasil, que foi desenvolvido entre 2013 a 2018, com mapeamento de lideranças políticas e as relações entre mídias e tais lideranças. Conheçam mais sobre o projeto.  Acesse o site do projeto.

Além deste estão disponíveis livros, artigos, a revista Aurora, e muito mais.

Acesse e explore o conteúdo.

 

17 de nov. de 2022

Livros: CONDESSA DE BARRAL: A PAIXÃO DO IMPERADOR

LIVRO CONDESSA DE BARRAL: A PAIXAO DO IMPERADOR - 1ªED.(2008) A historiadora Mary Del Priore em Condessa de Barral: a paixão do imperador (Objetiva, 2008, 260 p.) acompanha da vida de Luísa Margarida Portugal e Barros, suas relações com as cortes europeias e com o imperador do Brasil, D. Pedro II. Leia o primeiro capítulo.

Com base nas cartas e diários de Luísa e em diversas outras fontes, a autora analisa a trajetória particular de Luísa mas sempre com um olhar sobre o contexto político e social da época.

Muito além da biografia, o livro permite análise sobre a questão feminina, das ambiguidades da personagem (monarquia x abolição) e dos contextos social e político do Brasil e da Europa.

Leia resenha da obra. Neste artigo, o autor faz uma leitura crítica da obra.



26 de out. de 2022

Museus: MUSEO DEL CINE PABLO DUCRÓS HICKEN

El Museo del Cine permanecerá temporalmente cerrado | Noticias | Buenos  Aires Ciudad - Gobierno de la Ciudad Autónoma de Buenos AiresLocalizado em Buenos Aires, no bairro La Boca, o MUSEO DEL CINE PABLO DUCRÓS HICKEN foi fundado em 1971 a partir da coleção cinematográfica de Pablo Ducrós Hicken. O museu tem como objetivo a preservação, pesquisa e divulgação do patrimônio audiovisual argentino.

O museu conta com uma biblioteca e videoteca com mais de 90 rolos de filmes, uma coleção dedicada à história do cinema argentino e uma sala de projeção para mais de 60 pessoas.

No site é possível conhecer as coleções permanentes do museu, como por exemplo a coleção fílmica, de vídeo, sonora. Além disso, existem espaços online chamados de La Hora del museo online.

Acesse também o canal do museu.

11 de out. de 2022

Filmes: PALMEIRAS NA NEVE

Palmeiras na Neve PosterA produção espanhola Palmeiras na neve (Palmeras en la nieve, 2015), baseada no romance de mesmo nome de Luz Gabás, acompanha uma jovem espanhola redescobrindo a vida de sua família na Guiné Equatorial, quando esta era uma colônia espanhola. Veja o trailer.

O filme nos apresenta material para discussões sobre a colonização e a descolonização africana, as relações entre colonizador e colonizado, as relações entre pessoas independente do local e origem, a resistência política, os impactos da descolonização em famílias mestiças.

Este artigo analisa o filme, principalmente seu protagonista, com foco no "olhar imperialista". Este outro artigo analisa a visão de colonização apresentada na obra.


imagem: www.adorocinema.com

26 de set. de 2022

PUBLICAÇÕES: REVISTA ESTUDOS FEMINISTAS


A Revista Estudos Feministas é uma publicação quadrimestral da UFSC-Universidade Federal de Santa Catarina voltada para divulgação de estudos sobre as questões de gênero, provenientes de diversas disciplinas como história, literatura, ciência política, dentre outras. Conheça a equipe editorial.

A revista foi criada em 1992 e é editada pela UFSC desde 1999. Acesse as edições. São apresentadas as seguintes sessões: Artigos, Ponto de vista, Dossiê, Seção Temática, Debate e Resenhas. As revistas periodicamente publicam dossiês.

Acesse e explore o material publicado.

10 de ago. de 2022

Arquivos digitais: CALISPHERE

Long Beach History and Special CollectionsO CALISPHERE, da Universidade da Califórnia, é um portal de entrada para coleções digitais das grandes bibliotecas, arquivos e museus da Califórnia. São quase 2 milhões de imagens, textos e gravações. Conheça mais sobre o projeto.

Na página inicial são indicadas coleções das universidades da Califórnia, como por exemplo UCLA, UC San Francisco, e muitas outras.

As coleções do Calisphere podem ser pesquisadas por palavra-chave ou ordem alfabética.

Explore o material. Sua fonte de pesquisa pode estar aqui.

28 de jul. de 2022

Núcleos de Pesquisa: LUPPA - Laboratório de Estudos sobre os Usos Políticos do Passado

Luppa – Laboratório de Estudos sobre os Usos Políticos do Passado 

O LUPPA - Laboratório de Estudos sobre os Usos Políticos do Passado foi criado em 2017 na UFRGS, a partir de iniciativa dos professores do Departamento de História. O seu eixo temático é a noção de "usos do passado", por meio de debates sobre os diversos modos que as sociedades, notadamente a brasileira contemporânea, se relacionam com o passado. Conheça a equipe.

O LUPPA desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão e comunicação pública em diversas plataformas, atuando em quatro eixos temáticos:
1) os usos do passado na historiografia e a crítica de uma memória disciplinar;
2) a história no debate público e no ensino de história: a conformação de terminadas memórias sociais;
3) usos da história, narrativas e práticas políticas; e
4) percepções públicas da história e dos historiadores no espaço público.

Conheça os projetos do LUPPA e se inscreva no canal do LUPPA. Assista a apresentação do grupo.

Dica: Café História

10 de jul. de 2022

Livros: O IMPERIALISMO ROMANO

Imperialismo Romano, o - Novas Perspectivas a Partir da Bretanha - Livraria  da VilaColetânea de textos do historiador britânico Richard Hingley, O IMPERIALISMO ROMANO: Novas perspectivas a partir da Bretanha (Ed. Annablume, 2010, 117 p.) traz discussões atuais sobre os estudos pós-coloniais e sua contribuição para o avanço das pesquisas sobre o mundo romano antigo.

A organização foi realizada pelos professores Renata Senna Garraffoni, Pedro Paulo Funari e Renato Pinto. Os quatro artigos, em seu conjunto, discutem o significado do termo Romanização e propõe a sua recriação.

O primeiro artigo, O legado de Roma, discute apropriações que traçaram paralelos entre o Império Britânico e o Romano; o segundo, O campo romano, volta-se para estudos sobre os assentamentos rurais romano-bretões; o terceiro, Diversidade e unidade cultural, trata da prática comum de aproximação entre o mundo romano e o presente; o quarto, O Muro de Adriano, discute sobre focos de estudos sobre o mundo antigo romano.

Leia resenha do livro.


 

24 de jun. de 2022

Museus: UNITED STATES HOLOCAUST MEMORIAL MUSEUM

 

Localizado em Washington, o UNITED STATES HOLOCAUST MEMORIAL MUSEUM é dedicado a manter a memória viva dos sobreviventes e vítimas do Holocausto.

O site do museu fornece materiais em português com informações para estudantes e público em geral interessados em aprender sobre o Holocausto, como uma enciclopédia com possibilidade de pesquisa, um material organizado para auxiliar o aprendizado e o ensino e o podcast Vozes sobre o Anti-Semitismo.

É possível conhecer as exibições do museu, que são apresentadas e permitem saber mais sobre o assunto de cada sala. A exposição permanente traz informações gerais sobre o Holocausto, com fotos e histórias pessoais.

O museu também oferece eventos online!

Dica: Museu do Holocausto de Curitiba