25 de dez. de 2018

Filmes: A PROMESSA

A Promessa PosterUm tema instigante e pouco visto no cinema: o genocídio da população armênia no início do século XX. Este é o pano de fundo do filme A PROMESSA (The Promise, 2016), uma produção espanhola e americana, dirigida pelo cineasta irlandês Terry George, conhecido por suas obras de conteúdo político, como Em nome do Pai e Hotel Rwanda.

O filme acompanha um triângulo amoroso formado por um jovem médico, uma jovem armênia e um jornalista americano, que passam por diversas idas e vindas, durante as perseguições à minoria armênia. Veja o trailer.

O poder do que se vê na tela está nas imagens e nas situações vividas pela minoria armênia e na perseguição à um povo somente em virtude de sua origem, independentemente das críticas ao triângulo amoroso como foco da narrativa.


14 de dez. de 2018

Museus: MALBA

Resultado de imagem para malbaO MALBA - Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires originou-se da coleção particular de Eduardo Constantini, que foi aberta a visitação em 1990, sendo que o prédio atual foi iniciado em 1998. A missão do Malba, como consta do site do museu é coletar, preservar, estudar e divulgar a arte latino-americana desde o início do século XX até o presente.

A coleção permanente abrange diversos trabalhos realizados entre 1900 e 1970, com obras de artistas como Diego Rivera, Frida Kahlo, Tarsila do Amaral, dentre outros. Parte do acervo está disponível online

Aproveite e faça o tour virtual.

6 de dez. de 2018

Livros: HISTÓRIA CONCISA DO PARANÁ

Resultado de imagem para história concisa do paraná"Espero recontar, como historiador, os principais fatos que marcaram a vida dos habitantes destas terras que hoje se chamam Paraná", nos indica o autor Renato Mocellin, sobre a obra História Concisa do Paraná (Ed. Prismas, 2018, 314 p.).

Com 28 capítulos, a obra abrange desde o homem americano que vivia nestas terras antes da conquista do Brasil até o Paraná sob o Regime Militar. Não se limitando apenas a fatos, mas apresentando análise consistentes e relatos da época, o autor nos possibilita conhecer, entender e analisar um período abrangente da história do Paraná.

Para aqueles interessados em questões agrárias, o livro traz bastante informações sobre questões envolvendo disputas de terras, tramoias políticas e as lutas sociais.

Muito interessante. Vale a pena ser lido. 

24 de nov. de 2018

Publicações: NURES - PUCSP

A NURES (REVISTA DO NÚCLEO DE ESTUDOS DE RELIGIÃO E SOCIEDADE), publicação realizada pela PUC-SP, é um espaço interdisciplinar para divulgação de produção acadêmica que trabalha com as diversas fronteiras da religião (política, educação, economia, cultura, etc.).

O NURES reune pesquisadores e discentes que se interessam por conhecer os caminhos do fenômeno religioso no mundo contemporâneo.

A publicação iniciou em 2005 e os números anteriores estão disponíveis para pesquisa. São diversos dossiês, como por exemplo: Religião e contextos sociais; Os espaços da diferença; Multiplicidades religiosas.

Dica: ANPUH


20 de nov. de 2018

Núcleos de pesquisa: PPG ARTES VISUAIS - EBA (RJ)

O PPGAV - EBA (RJ) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes tem como linhas de pesquisa História e Crítica da Arte, Imagem e Cultura, Linguagens Visuais e Poéticas interdisciplinaresAlém da estrutura dos cursos e detalhes das linhas, você pode ter informações sobre o corpo docente, grupos de pesquisa.

Parte importante para todo pesquisador, o site traz a produção acadêmica do programa, com dissertações, teses, pesquisas, e muito mais.

Um excelente material de apoio para pesquisas e estudo. 

Acesse, conheça e divulgue.  

5 de nov. de 2018

Arquivos digitais: THE STEVEN SPIELBERG JEWISH FILM ARCHIVE

Vinculado à Universidade Hebraica de Jerusalém, o The Steven Spielberg Jewish Film Archive 

Estão disponíveis online mais de 600 filmes, uma seleção dos principais itens do acervo, que está dividido em 6 categorias, como por exemplo sobre criação do Estado de Israel, Comunidades Judaicas no mundo, e sobre a vida antes da criação de Israel.

Uma dos mais interessantes é a dedicada ao Holocausto e à II Guerra Mundial, com muito material interessante, dentre eles os testemunhos no julgamento de Eichmann.  

Aproveite este importante material.

25 de out. de 2018

Museus: AS CASAS DE PABLO NERUDA

A Fundación Pablo Neruda administra as três casas-museu de Pablo Neruda, poeta chileno ganhador do Nobel de Literatura. São três residências do autor, em três cidades do Chile, que permitem conhecer um pouco mais sobre este poeta e político chileno. Neruda era um colecionador ou coisista, como ele às vezes se intitulava.

Em Santiago está La Chascona, a casa-barco, cujo nome é uma homenagem a sua mulher Matilde Urrutia; em Valparaiso, La Sebastiana reproduz no alto do cerro o colorido da cidade; em Isla Negra, a casa de praia.

Visitei as três e foi uma visita única e emocionante. Vale a pena.

O site não traz visitas virtuais, mas consultando vídeos para casas de Neruda você pode encontrar diversas opções para conhecer o interior das casas.

Aproveite.

16 de out. de 2018

Filmes: JFK: A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

JFK: A Pergunta que Não Quer Calar PosterEm JFK: A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR (JFK, 1991), o diretor Oliver Stone, acompanha as investigações do promotor Jim Garrison sobre o assassinato do presidente Kennedy, descobrindo que há muito mais do que os registros oficiais indicam. Veja o trailer.

Livremente baseado no livro de Jim Garrison, JFK na trilha dos assassinos, o filme procura esclarecer ou discutir outras possibilidades para o assassinato de John Kennedy. Ao longo do filme, Stone permite diversas reflexões sobre a apuração do caso, os interesses envolvidos, o fardo pessoal que um homem que luta contra o Estado pode carregar, o sensacionalismo da mídia, a impopularidade de Kennedy em alguns meios.

Como se historiador fosse, Stone procura questionar as fontes por meio do seu roteiro e das imagens. Uma análise bastante interessante sobre a obra do diretor pode ser lida no capítulo 7 do livro A história nos filmes/Os filmes na história: Cineasta-historiador. 

Este artigo analisa as diferentes versões cinematográficas em torno da figura de JFK. 

5 de out. de 2018

Livros: CINEMA-HISTÓRIA: Teoria e Representações Sociais no Cinema

Resultado de imagem para cinema-história teoria e representações sociais no cinemaReunindo ensaios de diversos autores, o livro CINEMA-HISTÓRIA: Teoria e Representações Sociais no Cinema (Ed. Apicuri, 2008, 328 p.), organizado por Jorge Nóvoa e José D'Assunção Barros, traz importantes discussões sobre o cinema.

Os articulistas são docentes do Rio de Janeiro e da Bahia, com atuação no desenvolvimento de pesquisas da relação entre cinema e história. O livro pode ser dividido em duas partes: uma primeira centrada em aspectos teóricos-metodológicos, a segunda em estudos que se dedicam ao cinema brasileiro.

A primeira parte é de grande relevância com três artigos que podem ser importante subsídio para estudos sobre a relação cinema-história: dois com questões de método, "Apologia da relação Cinema - História" e "Cinema e História: entre expressões e representações"; um terceiro analisa a participação da historiadora Natalie Davis na produção do filme O retorno de Martin Guerre.

Aproveite!  

Imagem: www.travessa.com.br

25 de set. de 2018

Publicações: REDUH - Revista de Educação Histórica

A REDUH - Revista de Educação Histórica é uma publicação vinculada ao LAPEDUH - Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica da UFPR, que tem como objetivo publicar materiais sobre a pesquisa sobre o ensino de História.

Na primeira edição, os organizadores indicam a missão da revista: "Ser uma Revista produzida por professores e destinada a professores de História. Ter como referência o diálogo respeitoso e compartilhado entre a Universidade e a Escola Básica. Colaborar na produção, distribuição e consumo do conhecimento na área da Educação Histórica, pautada na construção de uma sociedade mais justa e igualitária."

No site você pode consultar as edições publicadas, em que cada número tem um tema central (dossiê), como por exemplo: EDUCAÇÃO HISTÓRICA E A PRÁTICA DE SALA DE AULA, EDUCAÇÃO HISTÓRICA, IDENTIDADE E PRÁTICAS.

15 de set. de 2018

Núcleos de Pesquisa: GETSEAM

O GTSEAM - Grupo Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade tem como interesse central examinar a educação no seio das mudanças sociais, políticas, culturais e filosóficas nas sociedades Antiga e Medieval. O grupo possui 04 linhas de pesquisa. Conheça os pesquisadores.

As linhas de pesquisa são as seguintes: Educação e atividade humana nas sociedades Antiga e Medieval, Imagem e educação na Idade Média e Renascimento, Instituições sociais e educação Intelectuais, memórias e educação.

No site você encontra sugestões de leituras, vídeos das jornadas e informações sobre eventos e congressos.

Acesse, conheça, divulgue. 

6 de set. de 2018

Arquivos digitais: BIBLIOTECA VIRTUAL DE PORTO RICO

A Biblioteca Virtual de Puerto Rico é um projeto criado e desenvolvido pelo bibliotecário Javier Almeyda Loucil, que divulga diversos materiais sobre Puerto Rico ou que estão disponíveis na Biblioteca Geral da Universidade de Puerto Rico.

São diversos materiais, que podem ser visualizados por mês de publicação ou por tema, como por exemplo, cinema, folclore, governo, periódicos e muito mais. 

São muitos materiais que podem auxiliar muito para pesquisadores e interessados na história da América.

Dica: Prof. Dra. Joseli Mendonça (UFPR)



  

25 de ago. de 2018

Livros: SÃO FRANCISCO DE ASSIS: Ensaio de leitura de Fontes

Resultado de imagem para "ensaio de leitura das fontes"O historiador Frei Ildefonso Silveira, OFM nos oferece uma obra de grande importância para estudiosos e interessados em Francisco de Assis, um dos santos da Igreja Católica mais estudados. Em São Francisco de Assis: ensaio de leitura de fontes (Ed. Vozes e Cetefal, 1990, 128 p.) o autor nos oferece uma análise críticas das fontes, notadamente as hagiografias, buscando não a doutrina franciscana, mas o homem histórico Francisco.

O livro é composto de duas partes: a primeira dedicada a apresentar como estudar as fontes de forma crítica, a segunda a aplicação do método, mediante o estudo de alguns episódios da juventude de São Francisco.

O estudo é abrangente e auxilia bastante no entendimento das fontes franciscanas, adentrando em particularidades das fontes e comentando também sobre fatos e versões relacionadas aos eventos.

Aproveite!

15 de ago. de 2018

Filmes: VIVA ZAPATA!

Viva Zapata! PosterEm Viva Zapata! (1952) acompanha parte da vida do revolucionário mexicano Emiliano Zapata, com roteiro escrito por John Steinbeck (autor de Vinhas da Ira) e direção de Elia Kazan, diretor também conhecido por sua delação durante o mcarthismo. Veja o trailer.

Com interpretação forte e marcante de Marlon Brando no papel título, que vai além de criar simplesmente um ícone, mas um ser vivo e com defeitos. O filme discute questões políticas e pessoais que podem estar relacionadas com todas as revoluções, assim como a criação de mitos. 

No texto, diversas frases que são muito interessantes para discutir ações revolucionárias e participação popular, como a cena inicial, a conversa entre Zapata e seu companheiro que será executado e a fala final de Zapata ao povo.

Veja aqui um interessante artigo que analisa do filme, originado da dissertação de mestrado de Andreia H.P. de Fazio.

5 de ago. de 2018

Museus: CINEMATECA FRANCESA

Resultado de imagem para cinemateca francesa parisLocalizada em Paris, a CINEMATECA FRANCESA foi fundada em 1936, dedicando-se a preservação, restauração e divulgação do patrimônio cinematográfico. Sua origem está ligado ao cineclube criado por Henri Langlois e Georges Franju para mostrar e divulgar obras do passado.

Os seus arquivos incluem filmes, documentos e objetos ligados ao cinema, formando um importante acervo sobre o tema. A cinemateca possui uma importante biblioteca e o museu.

As exposições e coleções do museu incluem maquinários, vestimentas, cartazes e documentos que permitem entender melhor sobre o nascimento do cinema e suas eras. 

Alguns materiais da cinemateca estão disponíveis online (no momento são mais de 1000), entre artigos, itens das coleções, vídeos, páginas da web.

Explore o material e se for a Paris, visite a cinemateca.

Foto: France.fr

25 de jul. de 2018

Publicações: HISTÓRIA (SÃO PAULO)

A revista HISTÓRIA (SÃO PAULO),  publicada pela UNESP desde 1982, a partir de dois periódicos, um deles criado em 1963. A revista tem como escopo a diversidade de temas na área de História, com publicação um dossiê temático por semestre. Além de artigos, a revista publica documentos, resenhas, traduções e entrevistas.

No site você pode conhecer as publicações anteriores, porém nem todas estão disponíveis para consulta dos artigos, dentre as disponíveis estão sobre livros no mundo ibero-americano.

Apesar de não estarem disponíveis online, a indicação dos temas de cada dossiê pode auxiliar na busca de material para pesquisa e ensino.


15 de jul. de 2018

Filmes: LÍDA BAAROVÁ

Lída Baarová PosterEm LÍDA BAAROVA (2016), produção tcheca e eslovaca, acompanhamos a atriz que dá título ao filme e sua ascensão e queda no cinema alemão e sua relação amorosa com Joseph Goebbels, ministro da propaganda do regime nazista. Veja o trailer.

Um filme extremamente interessante ao mostrar as relações de poder entre arte e política, a questão da anexação dos países pelo regime nazista, a perseguição posterior ao final da guerra aos colaboradores e a arte como propaganda. Preste bastante atenção ao final, pois faz uma referência muito interessante sobre história e memória.

Para conhecer mais sobre o cinema no regime nazista, leia este artigo. Sobre os reflexos da anexação sobre o cinema, esta dissertação tem este tema, incluindo citações sobre Lída.

5 de jul. de 2018

Arquivos Digitais: THE AVALON PROJECT

The Avalon Project é um projeto da Escola de Direito de Yale para divulgar documentos relevantes para a área de Direito, Política e Diplomacia. A pretensão é não só divulgar o documento estático, mas vinculando-o a outros documentos que dão suporte ao mesmo, bem como trazendo informações sobre os documentos.

Estão divulgados documentos desde 4000 a.C. até os tempos atuais, separados em Documentos Antigos, como por exemplo o Código de Hamurabi; Medievais, como a Magna Carta. Os demais estão separados por século (do XV ao XXI).

São textos de grande relevância que podem auxiliar em pesquisas e estudos.

Aproveitem.

(fonte: livro Negação, de Deborah E. Lipstadt)

   

25 de jun. de 2018

Núcleos de Pesquisa: NEABI - UFOP

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - NEABI, da Universidade Federal de Ouro Preto, foi criado oficialmente em 2012, existindo desde 2005, para desenvolver pesquisa, ensino e extensão com temática étnico-racial tanto internamente como com a comunidade. Conheça a equipe.

O site permite acesso à rádio NEABI, no qual você pode ver os programas da rádio ou eventos anteriores como a Marcha da Mulheres Negras. Divulga também os eventos e outros links

Acesse, conheça e divulgue os trabalhos do grupo.

(fonte: RHBN, no. 106, JULHO/2014)



15 de jun. de 2018

Museus: THE NATIONAL MUSEUM OF AMERICAN HISTORY

Resultado de imagem para Museu Nacional de História AmericanaO The National Museum of American History, localizado em Washington (EUA), foi aberto ao público em 1964, para explorar a história dos Estados Unidos da América, ajudando as pessoas a compreender o passado para entender o presente e fazer um futuro mais humano. São mais de 3 milhões de artefatos explorando temas desde a Independência até os dias atuais.

O site permite acesso às diversas exibições do museu, incluindo um grupo dedicado à visitação pela internet, como por exemplo esta sobre cartazes de guerra. Você pode também visualizar exibições anteriores e acessar os seus sites.

Você pode pesquisar o material disponível nas coleções ou ainda ver materiais por tópicos específicos escolhidos pelo museu, como por exemplo história das mulheres.

Imagem: wikipedia
Fonte: Revista  Viagem e Turismo, novembro/2016




5 de jun. de 2018

Livros: HISTÓRIA DO BRASIL

O livro História do Brasil (Didática, 2010, 13a. ed., 664 pg.), do historiador Boris Fausto, acompanha e analisa os acontecimentos desde a colonização portuguesa até a década de 1990. Dividido em 12 capítulos, sendo os dois finais dedicados a análises mais macro sobre as décadas de 1950 a 1980 e a nova ordem mundial a partir dos anos 1990 (a primeira edição foi escrita em 1993), além de cronologia histórica, glossário biográfico,  bibliografia.

O livro vai além de um manual ao trazer uma visão crítica e analítica dos acontecimentos, questões historiográficas, imagens e gráficos sobre um período longo da nossa história, que permitem compreender a formação histórica brasileira.

Veja este vídeo em que o autor narra a História do Brasil.

Para conhecer mais sobre o autor, veja este artigo sobre a produção deste importante historiador.

25 de mai. de 2018

Publicações: ENSAIOS DE HISTÓRIA

A revista Ensaios de História foi fundada em 1996 pelos graduandos do curso de História do campus Franca da Universidade Estadual Paulista - Unesp, voltada exclusivamente para publicação de graduandos de diversas instituições de ensino.

As publicações envolvem artigos, resenhas, análise crítica de fontes e traduções, na área de História, como de outras afins como Antropologia e Sociologia. Os temas são variados e abrangem também estudos sobre a prática educacional.

O site disponibiliza um volume com todas as publicações entre 2013 e 2017.

Acompanhe a revista nas redes sociais. Aproveite e mande seu artigo.

19 de mai. de 2018

Museus: MUSEU DO ORATÓRIO

O Museu do Oratório, fundado em 1998, está localizado em Ouro Preto (MG) na antiga casa do Noviciado da Ordem Terceira do Carmo. Abriga uma coleção de mais de 160 oratórios e 300 imagens dos séculos XVIII ao XX, que revelam características da arquitetura, pintura, vestuário e costumes do período em que foram produzidos.

Veja o acervo disponível no museu, no qual você pode visualizar os oratórios acompanhados de uma ficha descritiva (é só clicar no oratório desejado).

Faça a visita virtual.

(fonte: livro Museus do Brasil, um guia dos principais museus brasileiros. São Paulo, Empresa das Artes)

15 de mai. de 2018

Filmes: E ESTRELANDO PANCHO VILLA

E Estrelando Pancho Villa PosterO aviso inicial já nos dá a medida do que será apresentado: os fatos são tão improváveis que só podem ser verdadeiros. Em E estrelando Pancho Villa (And Starring Pancho Villa as himself, 2003) acompanhamos um acordo comercial entre o revolucionário mexicano e uma produtora de Hollywood para filmar sua batalha e divulgar sua figura nos EUA. Veja o trailer.

O filme é extremamente interessante ao discutir questões como o poder da imagem, a percepção do alcance do cinema, as questões sobre manipulação e muito mais. Uma das cenas mais interessantes do filme é quando Pancho Villa discute com o produtor sobre as alterações feitas em sua história para o filme que produziram realmente em 1914.

Veja um projeto que utilizou o filme para oficina sobre o uso de filmes no ensino sobre revoluções na América Latina. 

Esta tese analisa a revolução mexicana em película, permitindo uma análise mais aprofundada sobre as relações entre este fato histórico e o cinema.


9 de mai. de 2018

Livros: RAÍZES DO CONSERVADORISMO BRASILEIRO

Em RAÍZES DO CONSERVADORISMO BRASILEIRO: A abolição na imprensa e no imaginário social (Civilização Brasileira, 2017, 448 p.), o historiador Jurandir Machado da Silva utiliza de discursos políticos e jornalísticos para identificar fundamentos conservadores que formavam o contexto da assinatura da Lei Áurea e da proclamação da República.

Partindo de questões sobre como a abolição foi vista pelos jornais, o autor resgata não só o discurso da imprensa, mas de políticos, empresários e jornalistas, antes e depois da lei. Também traz luz ao papel da imprensa independente e também ao papel dos próprios escravos.

A obra auxilia a repensar o momento atual, com a onda conservadora que paira sobre o mundo, a partir de um momento histórico de grande importância. Questões como a abolição da escravatura, o conservadorismo, a luta pela busca de igualdade social, a sustentação das relações de dominação são discutidas pelo autor.


Dica: Rafael Alexsander de Andrade

6 de mai. de 2018

CONHEÇA O CANAL DO ACERVOS DE HISTÓRIA

O canal do ACERVOS DE HISTÓRIA começa hoje no youtube. Vamos divulgar vídeos produzidos pelo administrador do blog ou outros vídeos interessantes que encontrarmos sobre o assunto.

Começamos com quatro vídeos produzidos por mim durante o meu curso de História - Memória e Imagem. 

Acompanhem.


Marcelo Costa
Criador e administrador do blog

O ACERVO DE HISTÓRIAS AGORA TEM UM GOOGLE DRIVE!!!

A partir de hoje, o Acervos de História tem um Google Drive aberto no qual vamos publicar alguns trabalhos que fiz quando estava na faculdade, textos e outros materiais interessantes que formos encontrando.

Acesse e conheça. O primeiro é sobre as comemorações do 13 de maio de 1888 em jornais.

Espero que aproveitem.


Marcelo Costa
Criador e administrador do Acervos de História

5 de mai. de 2018

Arquivos digitais: VINTAGE EVERYDAY

O VINTAGE EVERYDAY é um projeto colaborativo para "bring back some memories" (trazer de volta algumas memórias) no qual as pessoas podem submeter imagens de cartões postais antigos, fotos históricas ou de família, ou qualquer outra fotografia que alguém queira compartilhar.

As fotos são acompanhadas com textos e podem ser pesquisadas por década, como por exemplo os anos 1800. A pesquisa também pode ser por termo livre.

São histórias bem interessantes, como por exemplo de uma mulher que se vestiu de homem para lutar na guerra civil americana.

Aproveite o material

Dica: Prof. Dr. José Roberto Braga Portella

15 de abr. de 2018

Núcleos de pesquisa: PET HISTÓRIA (UFPR)

O PET HISTÓRIA da UFPR (Programa de Educação Tutorial) tem por objetivo promover atividades extra-curriculares com direcionamento na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão. O grupo realizada pesquisas coletivas e individuais e também oficinas e eventos, com acesso tanto aos acadêmicos como à comunidade. Conheça os integrantes.

No site você pode fazer download de diversos documentos do PET, como por exemplo boletins, projetos anteriores, relatórios, etc. Também pode acessar monografias e pesquisas individuais.

O projeto para 2018 do PET História tem como título 1968: Imagens, Contracultura, Guerra, Revolução - conheça o projeto e um resultado preliminar sobre A Tropicália das mulheres.

O PET também publica a revista Cadernos de Clio.

Acompanhe o PET História.

5 de abr. de 2018

Museus: CCBB

Os Centros Culturais Banco do Brasil - CCBB possuem espaços multidisciplinares com mostras de projetos culturais, apresentação de projetos musicais, teatrais e de cinema. São quatro centros localizados em Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. 

Além das mostras e dos eventos em si, os imóveis nos quais os CCBB são localizados são também locais belíssimos.

Conheça os CCBB e suas mostras: CCBB-SP, CCBB-RIO, CCBB-BH, CCBB-Brasília.

Aproveite sua visita.  

  

25 de mar. de 2018

Arquivos digitais: FUNDAÇÃO PAULO COELHO E CHRISTINA OITICICA

A Fundação Paulo Coelho e Christina Oiticia disponibiliza um vastíssimo material que os dois artistas vêm guardando desde os anos 1960. São diversos tipos de materiais, como por exemplo áudios, manuscritos, entrevistas, exposições, etc. O site é dividido em dois ambientes: Paulo Coelho e Chistina Oiticica

São muitos tipos de materiais, com destaque para fotos, manuscritos, músicas, trabalhos e teses, exposições.  A busca dos materiais pode ser feita por data ou período, tipo de veículo, palavra.

No ambiente Paulo Coelho, além de materiais do próprio artista, traz também várias fontes relacionadas com os trabalhos que Paulo Coelho realizou em conjunto com Raul Seixas, como por exemplo Sociedade Alternativa.

  

15 de mar. de 2018

Publicações: ESTUDOS IBERO-AMERICANOS

A revista eletrônica ESTUDOS IBERO-AMERICANOS é uma publicação do PPG em História da PUC RS, de veiculação trimestral, para divulgação de materiais com discussões sobre o espaço ibero-americano. A revista tem um tema central (dossiê) e também resenhas e entrevistas.

O site divulga as edições a partir de 1991  todas as edições, que já está na de número 43. São diversos dossiês, como por exemplo a vida comum nas ditaduras do século XX, ditaduras na América Latina, o bicentenário das Independências, e muito mais.

Acesse e explore! Muito material interessante para pesquisa, estudos e aulas.

5 de mar. de 2018

Filmes: MILADA

Milada PosterA biopic Milada (2017), produção tcheca e estadunidense, tem como foco a vida de Milada Horáková, ativista e política tcheca, que foi presa pelos nazistas e pelos comunistas pela defesa de seus ideais. Veja o trailer

O filme que, tem consultoria do historiador Petr Blazek, serve como análise sobre questões como por exemplo as lutas contra as ditaduras, a perseguição pelo pensamento diferente do oficial. 

Ao mostrar a perseguição à Milada pelos dois regimes e na frase final antes dos créditos, percebe-se que o objetivo é mostrar a injustiça presente em qualquer ditadura.


21 de fev. de 2018

Núcleos de pesquisa: NEVE

O NEVE - Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos, sediado na Universidade Federal da Paraíba - UFPB, tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, por meio de reuniões, eventos, publicações e na internet. 

Você pode conhecer os membros do grupo, indicações de dissertações, eventos, livros e periódicos.  

O NEVE também fornece para os iniciados ou não um guia biblio-videográfico. Aproveite.

Você também pode ver o NEVE no  academia e na fanpage. Tem também canal.


14 de fev. de 2018

Museus: LAS SINSOMBRERO


Resultado de imagem para las sinsombrerosLAS SINBOMBRERO não é um museu especificamente, mas um projeto multimidia,  que utilizando diversos formatos e plataformas tem como objetivo recuperar, divulgar e perpetuar o legado das mulheres esquecidas da primeira metade do século XX. Conheça os responsáveis pelo projeto.

O projeto engloba exposição, livro, projeto educativo, mídias sociais, e muito mais.

Dentre os itens do projeto, podemos destacar um documentário e um webdoc, um projeto interativo que permite conhecer sobre a vida de artistas conhecidas como Geração de 1927.

Aproveite muito.

3 de fev. de 2018

Livros: SANTOS FORTES

Em Santos Fortes: Raízes do Sagrado no Brasil (Anfiteatro, 2017, 208 p.) os professores Leandro Karnal e Luiz Estevam de O. Fernandes analisam, por meio de alguns dos santos mais populares no Brasil o fenômeno social da nossa religião popular. Escrito com uma linguagem simples, mas com profundidades, o livro procura explorar o sincretismo religioso presente em alguns santos católicos.

Dividido em doze capítulos, sendo um de Introdução e um com conclusões, o livro explora nos 10 outros capítulos a religiosidade popular relacionadas com diversos santos, como por exemplo Santo Antonio, São Jorge, São Longuinho, São Francisco de Assis.

Trazendo análise de vidas de santos e cultura popular a mescla entre os assuntos atende tanto aos leigos como aqueles que pesquisam sobre o assunto.

Veja entrevista com os autores sobre a obra.