20 de dez. de 2017

Núcleos de pesquisa: CEAAD - UFBA

O Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital - CEAAD está sediado na Universidade Federal da Bahia e é um centro de pesquisa dedicado aos estudos da relação entre internet e democracia. O CEAAD é constituído por grupos de pesquisas em diversas universidades, como por exemplo as Universidades Federais de Minas Gerais e do Ceará. Conheça a equipe.

No site é possível consultar as pesquisas, com informação dos grupos de pesquisas, projetos e o observatório de publicidade em tecnologias digitais. Traz também as publicações e informações sobre ensino, como mestrados e doutorados

Acesse e explore o material.


11 de dez. de 2017

Publicações: REVISTA FACES DA HISTÓRIA

A Revista Faces da História é uma publicação semestral do PPG em História da Unesp de Assis, publicando artigos, traduções, entrevistas e resenhas produzidas por docentes e alunos de programas de pós-graduação. Os números são organizados em forma de dossiê, com um tema específico que conta com mais material.

A publicação iniciou em 2014, estando disponíveis os números já lançados com dossiês sobre o Medievo, Mídias eletrônicas, África e outros mais.

Acesse e explore o material. Para uso em pesquisas e sala de aula.

(fonte: INFORME ANPUH, 36)  

1 de dez. de 2017

Filmes: SILÊNCIO

Silêncio PosterO filme Silêncio (Silence, 2016), dirigido por Martin Scorsese, acompanha a viagem de dois jesuítas, no Japão do século XVII, em meio à perseguição aos católicos, na busca por um outro jesuíta, que seria um apóstata. Veja o trailer.

Um tema pouco usual em filmes, a presença jesuíta no Japão, é apresentado e discutido, tanto do ponto de vista de quem está chegando, como nas falas daqueles que perseguem a religião católica. Sem mostrar, mas apresentando nas falas, o filme procura acentuar que no mesmo momento a Inquisição está em curso.

O filme, desenvolvido a partir de um romance histórico, se utiliza do expediente da voz em off, que lembra as cartas enviadas pelos jesuítas para seus superiores. Veja aqui artigo sobre a importância destes documentos.

  

25 de nov. de 2017

Arquivos digitais: IMP AWARDS

O site IMP AWARDS disponibiliza para download milhares de cartazes de filmes produzidos nos Estados Unidos da América, de 1912 até os dias atuais. 

A consulta pode ser realizada por ano, alfabética, ator ou atriz, diretor, desenhista e muito mais. Também tem um link com a premiação do Annual Movie Poster Awards.

O site é colaborativo e você pode também colaborar com o site

Dica:

15 de nov. de 2017

Livros: O CAMPO DO FILME RELIGIOSO

Resultado de imagem para o campo do cinema religiosoO livro O CAMPO DO FILME RELIGIOSO: Cinema, Religião e Sociedade  (Paco Editorial, 2015, 328 p.), do historiador Luiz Vadico, nasceu como reflexão para um evento do cotidiano que é o filme religioso, considerando questões como a imagem transmitida pelos personagens, a teologia elaborada, a mensagem final transmitida, a qual ou quais confissões religiosas atende e qual o papel destas instituições na produção.

O livro é dividido em nove capítulos, além de bibliografia e anexo com levantamento de filmes religiosos. A obra, segundo indicado pelo próprio autor na Introdução, está dividida em quatro partes: o campo do filme religioso, as convergências sociedade/religião e cinema, o gênero épico bíblico hollywoodiano e os filmes de Cristo.

Os capítulos entrelaçam questões teóricas, história e análise de obras fílmicas específicas para formar um painel sobre cinema e religião. No capítulo 9 o autor traz um panorama de pesquisas e textos mais recentes sobre a área.

Boa leitura. Para iniciar, leia artigo do autor sobre o tema.

Livros: SLAVES ON SCREEN

Resultado de imagem para slaves on screenNo livro SLAVES ON SCREEN - Film and Historical Vision (Harvard, 2000, 164 p.), a historiadora estadunidense Natalie Zemon Davis analisa o tratamento cinematográfico da resistência escrava.

Em sua análise a autora utiliza 5 obras cinematográficas de autores e épocas diferentes (Spartacus, Queimada!, The last supper, Amistad e Beloved) para discutir as relações entre cinema e prosa histórica.

São 3 capítulos que discutem as obras, o primeiro que discute o método e o último um resumo das análises.

Uma obra extremamente interessante, em que se percebe a utilização de um um método dividido em três partes: a gênese da obra, ou seja, o caminho para se chegar à tela; a sinopse, mostrando o que acontece na obra cinematográfica e comparando com registros históricos; o julgamento, ou seja, a contribuição do filme para pensarmos sobre o passado.  

Leia artigo que trata sobre a obra.


imagem: www.amazon.com 

8 de nov. de 2017

Museus: MUSEU DAS MINAS E METAIS

Resultado de imagem para museu de minas e metais belo horizonteO Museu das Minas e Metais, uma parceria entre a Gerdau e o Ministério da Cultura, está localizado em Belo Horizonte (MG), na Praça da Liberdade. O museu abriga importante acervo sobre mineração e metalurgia, duas das principais atividades econômicas do estado. O objetivo é colocar estas duas atividades em uma perspectiva histórica, desvendando o papel do metal na vida humana.

O site permite que você explore o museu conhecendo sobre o prédio histórico que o abriga e as exposições dividida em duas áreas MINAS e METAL. Há ainda uma área, o museu expandido, que abriga textos, imagens, áudios e outros materiais sobre o assunto.

Acesse e visite.   

21 de out. de 2017

Núcleos de pesquisa: IFAO-INSTITUTO FRANCES DE ARQUEOLOGIA ORIENTAL

O IFAO (Institut français d'archéologie orientale), localizado no Cairo (Egito), tem como objetivo a pesquisa das culturas que se sucederam no Egito desde a pré-história até os tempos moderno. O IFAO possui biblioteca com cerca de 80 mil volumes, arquivos científicos e fotográficos, laboratórios de restauração e funciona também como uma editora. Conheça os eixos científicos.

No site é possível conhecer os trabalhos arqueológicos do IFAO, com informações sobre cada sítio, sendo disponibilizada uma linha cronológica para pesquisa sobre períodos específicos.

O site traz muitas informações dentre elas sobre as coleções, inclusive on-line, sobre a biblioteca, as publicações.    

(fonte: Revista História Viva – Grandes Temas n. 46)
 
 

12 de out. de 2017

Publicações: IMAGOFAGIA

A Imagofagia é a revista científica ligada à Asociación Argentina de Estudios de Cine e Audiovisual, fundada em 2009 e com publicação semestral. Os textos publicados são todos relacionados com cinema, envolvendo artigos de pesquisa científica, traduções, entrevistas, resenhas e críticas.

São 15 números já publicados com diversos artigos e alguns dossiês, como por exemplo sobre crítica, cinema mudo na América Latina, o som no cinema da América Latina.

Acesse, explore o conteúdo e compartilhe. Busque o seu assunto de interesse e bom trabalho.  

1 de out. de 2017

Filmes: QUANDO O DIA CHEGAR

Quando o Dia Chegar PosterO filme dinamarquês Quando o dia chegar (Der kommer en dag, 2016) acompanha a batalha diária de sobrevivência de dois irmãos que são mandados para um orfanato, no final da década de 1960. Veja o trailer.

O filme é uma denúncia, baseada em relatos reais, sobre os abusos sofridos por jovens internados em instituições do Estado em nome de lhes ensinar sobre disciplina e formar jovens corretos. São abusos físicos, sexuais, experimentos médicos.

O filme serve também para o contraponto entre os movimentos e protestos do final dos anos 60 e o que ocorria nestes locais. 

O filme discute relações de poder, de coragem, de quem vê e não faz nada, de quem pode fazer e faz olhos turvos, enfim de todos que são personagens de situações de abuso.

Para quem que se aprofundar, leia artigo que discute questões sobre cinema e abuso sexual.





 

 

16 de set. de 2017

Museus: MUSEU DA ARTE E HISTÓRIA JUDAICA

Resultado de imagem para mahj museu parisO MAHJ - Musée d'art et d'histoire du Judaïsme está localizado no bairro de Marais, em Paris, retratando o desenvolvimento das comunidades judaicas por meio de suas tradições e patrimônio cultural. O MAHJ é herdeiro do Museu de Arte Judaica de Paris, foi inaugurado em 1998, mas seu projeto foi iniciado em 1985.

Suas coleções englobam artigos religiosos, do setor têxtil, obras de arte, manuscritos, vídeos e fotos. A coleção permanente do museu tem mais de 700 peças que permitem uma viagem pela história da comunidade judaica da Europa e do Mediterrâneo desde a Idade Média.

Na coleção online são mais de 20 mil itens, entre obras e documentos, que além da pesquisa livre, também podem ser selecionados por tipo de objeto, pessoas, área geográfica e assunto. São mais de 700 peças que  Possui documentos sobre importantes episódios históricos, como por exemplo o caso Dreyfus.

Aproveite sua visita.

Publicações: SAECULUM – REVISTA DE HISTÓRIA - UFPB


A Saeculum é a revista do Programa de Pós Graduação em História da UFPB, com publicação semestral, apresentando artigos, resenhas e entrevista, além de um dossiê especial em cada revista. Já são 22 revistas publicadas, veja aqui o arquivo das revistas.

Além da revista, no site do PPGH você tem acesso a artigos produzidos pelos docentes e as dissertações do programa.

(fonte: indicação de processo de Mestrado no INFORME ANPUH, 25)

13 de set. de 2017

Livros: VIDA DE SÃO FRANCISCO

Escrito em 1894, pelo protestante Paul Sabatier, VIDA DE SÃO FRANCISCO (Centro Franciscano de Espiritualidade, 2011, 528 p.) é uma obra clássica e necessária para todos que se interessam sobre São Francisco de Assis. 

Composta de duas parte, uma com a biografia do Santo e outra um estudo crítico das fontes, a obra discute principalmente o distanciamento entre os rumos da Ordem e o desejado inicialmente por Francisco. 

O autor se utiliza de diversas fontes e de suas impressões sobre os locais (geografia, costumes, arquitetura, etc), montando um painel, também, sobre a Umbria e a Idade Média.

Valiosíssimo! Um livro difícil de encontrar, mas que vale a pena procurar.

Veja este artigo sobre a obra e este em inglês também tem a obra como objeto. .

5 de set. de 2017

Arquivos digitais: MEMORIA CHILENA

O MEMORIA CHILENA de acordo com o próprio site "é um espaço destinado a reunir, compartilhar e guardar a grande história coletiva e as pequenas aventuras que conformam a nossa identidade como país". É um centro de recursos digitais que oferece documentos e conteúdos quanto à identidade cultural chilena.

São artigos, documentos, imagens e muito mais que podem ser consultados por área geográfica, temas, formatos, período.    

Veja este exemplo de artigo sobre a Guerra Civil de 1891, com documentos, imagens e bibliografia. Existem também alguns especiais  como por exemplo a historiografia publicada por mulheres.

Acesse e aproveite.

(fonte: RHBN, no. 96, SETEMBRO/2013)

10 de ago. de 2017

Museus: NATIONAL MUSEUM OF AFRICAN AMERICAN HISTORY AND CULTURE

Resultado de imagem para NATIONAL MUSEUM OF AFRICAN AMERICAN HISTORY AND CULTUREO NATIONAL MUSEUM OF AFRICAN AMERICAN HISTORY AND CULTURE está localizado em Washington (EUA) e foi criado em 2003, tendo como um dos seus principais objetivos dar oportunidade a todos que se interessam na cultura afro-americana de explorar e conhecer mais por meio de exibições interativas. Veja a estrutura do museu e suas áreas.
 
As coleções do museu superam mais de 30 mil itens, entre artefatos, documentos, fotografias e outras mídias. A pesquisa pode ser realizada por tópicos indicados, lugar, data, nome, por exemplo. Os filtros podem ser combinados, como por exemplos estes retratos da América do Norte e Central.

Além de todos este materiais é muito interessante conhecer as exposições do museu. Explore aqui.

(fonte: Revista  Viagem e Turismo, novembro/2016)
imagem: NYTimes