1 de nov. de 2013

Livros: HISTÓRIA MODERNA

História Moderna (Difel, 1980, 430 p.), de Andre Corvisier, é dedicado aos turbulentos e complexos séculos XVI a XVIII, um período histórico que se inicia com a Renascença e que se fecha com o desmantelamento do Antigo Regime. 

Longe de se ater a uma simples periodização, a qual é inclusive discutida pelo autor, o livro trata dos principais fatos, mas também fala sobre política, sociedade, cultura. O autor não se prende somente à Europa, mas também às demais áreas que no período mantém relações com a Europa, como a Índia, a América e a China.

O livro se inicia com uma espécie de prólogo (O Homem do século XVI), no qual o autor traça um panorama das várias facetas do homem neste período (face à natureza, a biologia, a afetividade, o conhecimento), dividindo o restante do período em 04 grandes blocos: 1492 a 1560 - A afirmação da Europa; 1560 a 1660 - A crise da Europa; 1661 a 1740 - Da Europa Clássica à Europa da Luzes; 1740 a 1789 - Em direção à Época Contemporânea.

Boa leitura!



  

31 de out. de 2013

Museus: MNBA - MUSEO NACIONAL DE BELLAS ARTES DA ARGENTINA

Museo Nacional de Bellas Artes (MNBA) da Argentina, localizado em Buenos Aires, foi inaugurado no Natal de 1896, tendo sido transferido para a sua atual sede em 1933. São coleções dedicadas à arte internacional desde a Idade Média até nossos dias, com foco também na arte argentina desde o século XIX. Além disso, o local oferece uma extensa biblioteca com mais de 150 obras.

No site você tem acesso a explorar as coleções permanentes, por autor ou por obra,  além de informações sobre as exposições temporárias: atuais, passadas e futuras. 

Você também pode fazer um passeio virtual pelo museu, vendo as obras que estão em cada sala. Boa viagem...



30 de out. de 2013

Arquivos digitais: GRANDES GUERRAS

O site GRANDES GUERRAS traz diversas informações sobre os conflitos mundiais do século XX, com o objetivo de discutir "este período da história da humanidade, tão dramático e sanguinário como heróico e recheado de exemplos de coragem e patriotismo."

Um banco de dados de armamentos, separado por país, traz informações detalhadas da arma acompanhado por fotos. Além disso, também traz relatos, a cronologia dos eventos, artigos e bibliografia.

Visite e utilize este material em suas pesquisas ou aulas sobre o tema.

(fonte: RHBN, no. 89, FEVEREIRO/2013)  

Núcleos de pesquisa: LABORATÓRIO DE PESQUISA HISTÓRIA E PODER

Bem vindo ao LABORATÓRIO DE PESQUISA HISTÓRIA E PODER, criado pela Unioeste (PR), para desenvolver atividades e investigações tendo como objeto o ensino e a pesquisa das práticas sociais relacionadas ao Estado e ao Poder. O poder visto não só no âmbito político, mas das diversas organizações da sociedade civil.

O site traz informações sobre os pesquisadores, os projetos do grupo, as publicações, as dissertações e as diversas pesquisas em andamento. 

Dentre os projetos, conheça o Projeto Ditadura no Oeste do Paraná, formado por diversos pesquisadores que irão investigar questões que envolvem a ditadura no oeste paranaense, como por exemplo formas de resistência; organização da repressão; Operação Condor; lutas pela terra; relação da sociedade civil com a ditadura. 

Visite, conheça, compartilhe.

(fonte: INFORME ANPUH, 31)


29 de out. de 2013

Filmes: O NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO

Um dos mais reverenciados e repudiados filmes já feitos, O nascimento de uma nação (The birth of the Nation, 1915), de D. W. Griffith, é o primeiro épico histórico do cinema acompanha as consequências da Guerra Civil Americana na vida de duas famílias. Mas também acompanha a introdução da escravidão na América e a ascensão da Ku Klux Klan, esta como a parte heróica da película. Veja o filme.

A força do filme (atenção para a época que foi realizado) está não somente nas inovações técnicas, na criação da linguagem cinematográfica moderna, também está nos seu papel de representação de uma história, ou seja, na história no cinema. O poder das representações e das mensagens podem ser discutidos por anos, mas sempre existem fatos novos que tornam esta representação motivo de análise.

O filme deve ser visto tanto como fonte de grandes inovações cinematográficas, propaganda  e artefato histórico fundamental. Merece ser visto até para poder ser criticado com coerência. Leia artigo sobre a obra.

28 de out. de 2013

Publicações: MEDIEVALISTS.NET

O MEDIEVALIST.NET é um site criado por dois historiadores canadenses que tem por objetivo divulgar (em inglês) o que está sendo produzido de conhecimento e material sobre a história medieval, abrangendo não somente as universidades, mas também livros, jogos, filmes, cultura pop e muito mais.

O site traz um vastíssimo material divulgado como por exemplos artigos sobre novos estudos universitários, livros, música, filmes, games e muito mais. Tem ainda uma área direcionada somente para recursos didáticos.

Visite e conheça os materiais que podem ser muito úteis em sala de aula.

Curta também a página no facebook.